O dia em que o Papa visitou Leiria

O Papa Paulo VI foi beatificado no passado domingo, 19 de outubro, no encerramento do Sínodo dos Bispos.

Giovanni Battista Montini nasceu na região italiana de Brescia, em 1897. Entrou para o seminário em 1916 e foi ordenado sacerdote em 1920. Durante muitos anos, trabalhou na Cúria Romana e foi nomeado secretário de Estado do Vaticano em 1944. Em 1954, o Papa Pio XII nomeou-o Arcebispo de Milão e, quatro anos depois, fê-lo cardeal.

Foi eleito papa a 21 de junho de 1963, estando a decorrer o Concílio Vaticano II. O seu pontificado coincidiu, por isso, com um período, por vezes conturbado, de transição entre as épocas pré e pós-conciliar.

Faleceu a 6 de agosto de 1978, tendo completado quinze anos de ministério petrino.

Paulo VI ficou para sempre ligado ao nosso país, ao ser o primeiro Papa a visitá-lo, em maio de 1967. Depois de aterrar em Monte Real, a caminho de Fátima, Paulo VI passou por Leiria. A emoção daquele momento ainda está bem presente na memória dos que vivenciaram aquela visita papal, que percorreu algumas artérias da cidade. No rescaldo daquela visita, o novo Beato quis deixar um contributo para uma obra social, nascendo assim, pouco depois, o Centro Social Paroquial Paulo VI.

A paróquia de Leiria, incluindo o seu Centro Social Paroquial, tem assim um motivo forte para se alegrar e celebrar esta beatificação.

Nesse sentido, em espírito de ação de graças a Deus, na Eucaristia do dia 26 de novembro, às 11h30 na Sé, será evocada a figura de Paulo VI e o seu modelo de santidade. No final da Eucaristia, realizar-se-á uma pequena procissão até à sua imagem, situada nas imediações da Sé, onde se fará uma breve oração.

Convida-se assim a comunidade cristã de Leiria, e todos os que se quiserem associar, a dar graças a Deus por este novo Beato.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.