“O Coração do Assassino” apresentado pelo coautor Renato Spaventa

O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima promoveu a projeção do filme “O Coração do Assassino”, dos italianos Catherine McGilvray e Renato Spaventa. Por motivos familiares, a apresentação e debate não foi feito pela realizadora, mas pelo seu colaborador.

A sessão teve lugar na aula magna do Seminário de Leiria, no passado dia 25 de novembro, com boa adesão e interesse do público. Renato Spaventa (na foto) contou como surgiu a ideia de fazer o filme sobre o perdão da família da religiosa indiana Rani Maria ao assassino da filha. Explicou como o perdão, embora não fácil, se tornou possível quer à família quer ao próprio assassino, com a mediação de um sacerdote que se empenha em processos de reconciliação e de construção da paz na relação entre pessoas, grupos e comunidades de diferentes religiões. O filme tem como protagonistas as pessoas reais e não atores, tendo sido feito nos lugares dos acontecimentos relatados.

No final da projeção, comentando o filme e respondendo a algumas questões, Renato Spaventa, que é budista, afirmou que o perdão faz bem, em primeiro lugar, a quem o dá, pois liberta o coração das amarras do ódio, do ressentimento e do medo. Mas o perdão faz bem igualmente a quem o recebe, pois permite o arrependimento e a mudança interior, libertando do próprio ódio e desejo de vingança. Segundo Renato Spaventa, se o perdão foi possível nas pessoas simples do filme, então ele é possível a todos. Precisa é de ser incondicional, acolhendo a capacidade de o oferecer que há no coração de cada um e o dom de Deus que o torna eficaz.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente