O canto das Almas Santas nas Pedreiras

http://lefa.pt/?p=900

“À porta das Almas Santas / Bate Deus a toda a hora, / Almas Santas Lhe perguntam / Ó meu Deus que quereis agora”. É com estes versos que um grupo de homens e rapazes começa o canto às Almas na freguesia das Pedreiras.

Todos os anos, durante a Quaresma, um grupo autónomo do Rancho Folclórico das Pedreiras, percorre todas as casas da freguesia recolhendo fundos para a celebração de missas pelas almas do purgatório, mantendo assim uma tradição com bastantes anos.

Este grupo, que até já criou uma bandeira, atua graciosamente, deixando as suas famílias e, em noites frias e chuvosas, desloca-se pelas ruas escuras e molhadas, com o objectivo de manter viva a tradição.

Junto às casas, o grupo da Almas Santas das Pedreiras, subdivide-se em dois, e vai entoando os versos alternadamente, muitas vezes junto de duas casas. As pessoas da casa abrem as portas, acendem as luzes e aguardam o final do canto, para entregar o seu donativo.

Para além da celebração de missas, o dinheiro oferecido emprega-se em alfaias ou melhoramentos na Capela Velório da freguesia.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress