O canto das Almas Santas nas Pedreiras

“À porta das Almas Santas / Bate Deus a toda a hora, / Almas Santas Lhe perguntam / Ó meu Deus que quereis agora”. É com estes versos que um grupo de homens e rapazes começa o canto às Almas na freguesia das Pedreiras.

Todos os anos, durante a Quaresma, um grupo autónomo do Rancho Folclórico das Pedreiras, percorre todas as casas da freguesia recolhendo fundos para a celebração de missas pelas almas do purgatório, mantendo assim uma tradição com bastantes anos.

Este grupo, que até já criou uma bandeira, atua graciosamente, deixando as suas famílias e, em noites frias e chuvosas, desloca-se pelas ruas escuras e molhadas, com o objectivo de manter viva a tradição.

Junto às casas, o grupo da Almas Santas das Pedreiras, subdivide-se em dois, e vai entoando os versos alternadamente, muitas vezes junto de duas casas. As pessoas da casa abrem as portas, acendem as luzes e aguardam o final do canto, para entregar o seu donativo.

Para além da celebração de missas, o dinheiro oferecido emprega-se em alfaias ou melhoramentos na Capela Velório da freguesia.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.