O Aves da Batalha foi ajudar a Quinta do Escuteiro a ficar mais verde

A convite da Quinta do Escuteiro, no domingo o grupo deslocou-se a um dos locais mais mágicos do concelho da Batalha, para ajudar nas acções de reflorestação que estão a decorrer no âmbito das comemorações do 35º aniversário deste Centro Escutista.

A convite da Quinta do Escuteiro, no domingo o grupo deslocou-se a um dos locais mais mágicos do concelho da Batalha, para ajudar nas acções de reflorestação que estão a decorrer no âmbito das comemorações do 35º aniversário deste Centro Escutista. Foi mais uma primeira vez para o Aves da Batalha, que até então, nunca tinha plantado uma árvore. 

Os elementos do grupo, sempre escutando os sábios conselhos de um dos voluntários da equipa da Quinta do Escuteiro, arregaçaram as mangas, cavou um buraco para cada uma das árvores e, por fim, lá plantou duas pequenas árvores – um sobreiro e um medronheiro. Árvores bem típicas desta região.

Junto ao sobreiro, instalaram uma placa com a identificação da espécie, com o logótipo do grupo

Junto ao sobreiro, instalámos uma placa com a identificação da espécie, com o logótipo do grupo e ainda com uma mensagem que nos diz muito: Conhecer para Proteger. É essa a nossa missão, a de conhecer e divulgar o maravilhoso património natural que ainda existe no concelho da Batalha. Só criando laços e afectos com o que nos rodeia é que estaremos despertos e motivados para a sua proteção. 

Como seria de esperar, durante a acção não podíamos deixar de dar atenção às aves que por ali andavam. A que mais despertou a nossa curiosidade foi uma trepadeira-azul, que por entre sobreiros e carvalhos cantarolava – “tui-tui-tui-tui”, dizia ela em jeito de agradecimento pelo radiante sol que fazia. No total foram observadas/escutadas 29 espécies de aves:(https://ebird.org/checklist/S98783212). Por fim, agradecemos à Quinta do Escuteiro pelo convite que nos fez e pela grande simpatia com que nos recebeu. Sem dúvida um dos locais mais mágicos do concelho da Batalha.

Escrito por João Tomás

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente