O ambiente e a misericórdia na abertura do ano do CCFC

O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima está a preparar uma série de propostas formativas a apresentar aos diocesanos no próximo ano pastoral de 2015-2016.

A abertura das atividades será no dia 25 de setembro, às 21h00, na aula magna do Seminário de Leiria, numa sessão de apresentação da encíclica “Laudato Si’”, onde o Papa Francisco invoca a “solidariedade universal” para “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral” e convida a “eliminar as causas estruturais das disfunções da economia mundial e corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito do meio ambiente”.

A apresentação será feita a três vozes: pelo bispo diocesano, D. António Marto, por Filipe Duarte Santos, catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e por Margarida Alvim, diretora da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, instituição parceira da organização. Em “Laudato Si”, “estas três leituras oferecerão certamente um olhar transversal e complementar sobre as propostas do Papa Francisco, dirigidas «a cada pessoa que habita neste planeta»”, refere o sítio do CCFC.

A entrada é livre e a sessão encerrará com um chá de convívio e partilha informal.

 

Ano da Misericórdia

Também o Ano da Misericórdia, definido pelo Papa Francisco, será tido em conta na proposta formativa do CCFC. Assim, será promovido um ciclo de estudos em Ética e Espiritualidade, com o título “Cuidar (n)as fronteiras da vida”, que contará com a presença de vários especialistas nas áreas da teologia, da ética e das ciências biomédicas.

No texto de apresentação do curso, a organização indica este ciclo de estudos sobre o cuidado da vida humana, no cruzamento dos olhares ético e espiritual, é proposto como um itinerário de reflexão em dois tempos.

Num primeiro olhar, foca-se uma leitura cristã da condição da vida humana, dom frágil, cujas fronteiras interpelam a uma resposta ética que nos distancie do absurdo do sofrimento e nos dinamize ao cuidado do outro como único jeito de ser verdadeiramente autêntico. A essa luz se intui que o cuidado oferecido é potenciador de olhares renovados sobre a vida, mesmo – ou sobretudo – a partir dos seus momentos de maior vulnerabilidade.

Num segundo momento, o olhar foca-se em alguns dos desafios éticos com que a prática do cuidado se debate, particularmente na área da saúde, evidenciando-se nesses cruzamentos éticos a relevância da dimensão espiritual no acompanhamento dos mais vulneráveis e a dimensão verdadeiramente holística do cuidado. Lugar ético de excelência, o cuidado é espaço em que a pessoa se diz, dizendo simultaneamente algo do outro. Não raras vezes, esta “praxis” é o único testemunho humanizador no limiar do humano.

A palavra conclusiva do ciclo é ainda uma questão: o cuidador é, também ele um lugar frágil, ferido, necessitado de cuidados; de que se alimenta, então, o cuidado, se este é relação de frágeis?”

 

Formação Teológica

Tal como anteriormente noticiámos, o Curso Geral de Teologia deste ano apresentará as disciplinas de Ética Teológica, pelo padre Vítor Coutinho, e de Teologia Pastoral, pelo padre Adelino Guarda. As aulas começarão a 7 de outubro, decorrendo às quartas-feiras, entre as 19h15 e as 22h30.

Quanto à Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), a funcionar quinzenalmente às terças-feiras, às 21h00, terá no primeiro semestre a disciplina principal de “Cristo, Deus e Homem”, pelo padre Manuel Henrique, e a disciplina complementar “Maria, mãe de Deus e nossa mãe”, enquadrada no tema do biénio pastoral, pelo monsenhor Luciano Guerra.

Na segunda hora, das 22h00 às 23h00, continuará a ser oferecida formação específica a vários serviços de pastoral. As propostas do Serviço Diocesano de Catequese são quatro: Curso de Iniciação de Catequistas; Curso Geral de Catequistas – Pedagogia; Catequese Familiar; Escola Paroquial de Pais. Por seu lado, o Departamento de Liturgia continua o projeto da Escola de Leitores, da Escola de Ministros da Comunhão, e do Canto Litúrgico. Também o Movimento dos Cursos de Cristandade continua a oferecer a sua formação específica na segunda hora.

Por seu lado, o CCFC oferecerá uma nova oferta formativa, direcionada à vida espiritual: o projeto “Ensina-nos a rezar”, organizado ao jeito de uma “escola de oração”, será orientado pela comunidade Aliança de Santa Maria.

A abertura desta escola será no próximo dia 29 de setembro, às 21h00, numa Missa presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, seguida de entrega de diplomas e inscrições.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.