Novos vigários da vara nomeados

 

O Bispo diocesano, D. António Marto, tornou públicas, no passado dia 7 de outubro, as nomeações dos novos vigários da vara para o próximo triénio.

A nova lista dos padres responsáveis por cada uma das nove vigararias da diocese de Leiria-Fátima, alguns deles reconduzidos na função, fica assim distribuída: Batalha – Sérgio Fernandes; Colmeias – Orlandino Bom; Fátima – Fernando Varela; Leiria – Rui Ribeiro; Marinha Grande – Virgílio Francisco; Milagres – José Henrique Pedrosa; Monte Real – Alcides Neves; Ourém – Joaquim Baptista; Porto de Mós – José Alves.

Lembramos que, conforme refere o Diretório para o Ministério dos Bispos (n. 218), o vigário da vara tem a tarefa de “coordenar a atividade pastoral que as paróquias exercem em comum, vigiar para que os sacerdotes vivam de acordo com o seu estado e para que seja observada a disciplina paroquial”. O mesmo documento aponta algumas características a considerar na escolha: “ser um sacerdote residente na vigararia e que trabalhe possivelmente na cura de almas; ter ganho a estima do clero e dos fiéis pela sua prudência e doutrina, piedade e zelo apostólico; merecer a confiança do Bispo para que assim este possa, quando for necessário, delegar-lhe faculdades;  possuir suficientes dons de direção e de trabalho em equipa”.

A tomada de posse da nova equipa de vigários ocorrerá aquando da sua primeira reunião, agendada para o próximo dia 22 de outubro.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.