Recentemente nomeados bispos, D. José Augusto Traquina Maria, bispo auxiliar do patriarcado de Lisboa, e D. Francisco José Senra Coelho, bispo auxiliar da arquidiocese de Braga, serão, respetivamente, os presidentes das peregrinações aniversárias de 12 e 13 de junho e de julho no Santuário de Fátima.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, D. José Augusto Traquina, cuja ordenação episcopal decorreu no dia 1 de junho, em Lisboa, referiu que aceitou presidir à peregrinação de junho “com a esperança de crescer na responsabilidade de partilhar com o Povo de Deus o sentimento comum de que o Santuário de Fátima é de facto um lugar privilegiado do encontro com Deus”.
O novo bispo auxiliar de Lisboa virá a Fátima “pedir a intercessão de Nossa Senhora por todas as pessoas que ultimamente tanto têm rezado pela Igreja e pelos novos bispos portugueses nomeados pelo Papa Francisco”. Adiantando os principais temas que trará aos peregrinos, referiu que “no dia 12 de junho procurarei valorizar o encontro com Cristo no seu coração, no qual encontramos purificação, nos refazemos e decidimos a vida; no dia 13, a ideia-força será celebrar para testemunhar, a sugestão de celebrar a consolação para que o sofrimento esteja espiritualmente identificado e se transforme em testemunho de vida pela redenção do mundo, em comunhão com Cristo e acompanhados pela Virgem Mãe”.