Novo livro oferece “sistema de navegação” para Fátima

O “GPS do Peregrino” foi apresentado pelo reitor do Santuário de Fátima, no passado dia 20 de junho, um este livro-guia em formato de bolso da Editorial Apostolado da Oração (AO).

Trata-se de “um sistema de navegação para peregrinos, não apenas para que se não percam, mas sobretudo para que valorizem a experiência do peregrinar e que tem a vantagem de nunca perder o sinal do satélite e de não correr o risco de ficar sem bateria”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

“Sendo o Santuário de Fátima a mais importante meta de peregrinações marianas em Portugal e, com a proximidade do Centenário das Aparições, em 2017, havendo a expectativa de um incremente no número de peregrinos, muito nos alegra que os nossos peregrinos possam dispor deste tão útil instrumento de navegação”, afirmou o reitor.

Na apresentação da obra, o sacerdote partilhou algumas reflexões sobre a peregrinação e o seu sentido: “Peregrinar é caminhar para um destino, com uma meta definida. Na peregrinação, mais importante do que o destino concreto, a meta material, um santuário, trata-se de tomar Deus como meta, como destino a alcançar. (…) O caminho e o caminhar pertencem à experiência humana mais primordial”.

O que diferencia a peregrinação de uma outra viagem? Na reflexão do reitor do Santuário de Fátima, “é a motivação que distingue a peregrinação de qualquer outro tipo de viagem: é uma viagem por motivo religioso. Como tal, a peregrinação é um dos meios de vivência da própria fé”.

As quatro etapas da peregrinação são “a partida, o caminho, o santuário e o regresso”. “Este não é livro de estante! É livro para o caminho!”, referiu o padre Carlos Cabecinhas, que realçou na obra as propostas de oração, “muito concretas e ricas”, e “o vasto espaço para anotações pessoais, que testemunham e enriquecem a experiência peregrinante e dela fazem memória”.

Reunindo as duas propostas de peregrinação disponíveis no sítio online“Passo-a-Rezar” – Passos com Maria e Caminho de Santiago – o “GPS do Peregrino” é, nas palavras do secretário nacional do Apostolado da Oração, padre António Valério, “um verdadeiro guia para peregrinos em busca de si, enquanto caminham ao encontro de Deus”.

O livro pode ser adquirido na Livraria do Santuário.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.