O Bispo diocesano presidiu ao novo conselho pastoral, que se reuniu no passado dia 11 de fevereiro, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria.
A avaliação sobre o andamento do presente ano pastoral dedicado a celebrar o centenário das aparições de Fátima e a partilha de iniciativas e perspetivas sobre a vida da Igreja diocesana constituíram os temas principais da agenda.
Várias intervenções observaram que persiste entre os católicos muito desconhecimento sobre os conteúdos fundamentais da mensagem de Fátima e que é preciso ajudar as novas gerações a descobrirem e aprenderem de modo prático a oração do Rosário, para que a possam apreciar e rezar. Foi anunciado que a Diocese vai disponibilizar em breve duas publicações sobre a mensagem de Fátima: o guião para o retiro popular a exercitar durante a Quaresma e um livrinho com as narrativas das aparições extraídas das Memórias da Irmã Lúcia. Foram também mencionadas experiências da iniciação das crianças na oração do rosário.
A terminar, D. António Marto falou da celebração do centenário das aparições de Fátima, referindo que elas foram, e continuam a ser, “uma bênção” para a Igreja e para o mundo, pois provocaram “uma regeneração espiritual” e constituíram uma indicação do caminho para a paz, nomeadamente através da oração e da reparação. A mensagem é, antes de mais, um dom de “graça, misericórdia e paz” da parte de Deus pelas mãos de Maria. A nós compete-nos acolhê-los e corresponder-lhe com viva devoção e generosidade.