Novo ciclo de conferências no Santuário de Fátima

No âmbito do 6.º ano do itinerário temático da celebração Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário propõe um novo ciclo de conferências que tem o propósito de refletir o tema do ano pastoral – “Eu vim para que tenham vida” – a partir de diferentes ângulos e linguagens disciplinares.

A primeira de cinco conferências, na tarde do dia 13 de dezembro, terá por orador o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, João Duarte Lourenço, que apresenta o tema “O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador”. 

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, João Lourenço explica que “o tema, tomado a partir do Magnificat, aborda uma dimensão muito significativa da espiritualidade cristã que remonta ao Antigo Testamento e que é assumida por Maria após a anunciação do mistério da Encarnação. A oportunidade deste tema é ainda reforçada pela sua integração na vivência do ‘Ano da Misericórdia’, que se inicia a 8 de dezembro, festa da Imaculada, já que a gratuidade vivida e testemunhada no cântico de Maria é a melhor expressão do júbilo que inunda o seu coração nesta entrega total a Deus. Aqui temos o verdadeiro sentido do seu Fiat, do seu ‘sim’. Contextualizar esta disponibilidade no quadro da espiritualidade do Antigo Testamento, agora vivida e proclamada pela Mãe do Salvador, ajudar-nos-á a viver e a preparar o nosso encontro com Cristo que celebramos no Natal”.

Esta e todas as outras conferências do ciclo terão lugar no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, pelas 16h00, e são de entrada livre para todos os interessados.

As conferências seguintes serão: a 10 de janeiro de 2016, “Em Vós está a fonte da vida”, por Pedro Valinho Gomes; a 14 de fevereiro, “Alegrai-vos no Senhor”, por Alexandre Palma; a 13 de março, “Alegremo-nos e façamos festa”, por Luís Manuel Pereira da Silva; e a 10 de abril, “Quem perder a sua vida…salvá-la-á”, por Manuel Morujão.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt