Nova edição das músicas de Carlos da Silva

Com o título “Orar Cantando – Obras Completas”, está já disponível uma segunda edição do vasto e riquíssimo espólio criativo do cónego Carlos da Silva, justamente considerado um dos maiores autores de música litúrgica no País, cujas obras continuam a ser presença assídua nas celebrações, até nas comunidades além fronteiras.

A primeira edição da obra foi apresentada em 2001,  pelo próprio padre Carlos da Silva. Nesta reedição, pelo Secretariado Nacional de Liturgia, foram adicionadas novas músicas, nomeadamente, na área da Liturgia das Horas, e novas harmonizações, de acordo com os manuscritos entretanto encontrados no espólio do autor. Contém ainda um apêndice com músicas populares feitas pelo autor ao longo da sua juventude, um registo secundário mas que permite fixar para a história a sua obra completa.

Já pode ser adquirida na loja da Gráfica de Leiria ou na livraria do Santuário de Fátima.

 

Apresentação

Para apresentar a obra, nada melhor do que as palavras do autor, registadas na sua primeira edição. “Sempre que componho cânticos religiosos – quer o faça por iniciativa própria quer por encomenda –, tenho a intenção primordial de fazer rezar quem os cante, procurando valorizar cristãmente os textos, tornando-os mais expressivos e penetrantes, facilitando deste modo a minha oração pessoal e a oração dos outros, mesmo das pessoas mais simples e dos coros e das comunidades menos preparadas musicalmente.

E assim fica justificado o título deste livro: “Orar Cantando”.

Daí, também, que a grande percentagem das minhas músicas seja para uma voz só, algumas delas para duas vozes e apenas uma pequena percentagem para três e quatro vozes – mas sempre acessíveis, até aos pequenos coros.

Na sua quase totalidade destinam-se a ser cantadas na liturgia e devoções eucarística ou marianas.

Há-as jubilosas, aclamativas, contemplativas…, mas sempre adequadas aos vários tipos e momentos de oração, e ao serviço desta.

Volto a repetir: faço cânticos sempre na esperança de que o povo cristão, todo o povo cristão, possa rezar com eles, alimentando, assim, a sua fé, a sua esperança e o amor divino, ajudando-o a entrar em contacto mais íntimo e feliz com Deus.Oxalá consiga o meu intento!” – escrevia ele.

Conseguiu e continua a conseguir – escrevemos nós.

 LMFerraz | Presente Leiria-Fátima

  

Nota biográfica

Carlos da Silva nasceu em Minde, concelho de Alcanena, em 1928. Ordenado sacerdote em 1951, fez o curso de música sacra em Roma. Professor de música no Seminário de Leiria desde 1951, pelas suas mão passaram várias gerações de alunos. Foi maestro do coro da Sé de Leiria e regente musical das assembleias em Fátima. Faleceu em Fátima no ano de 2009.

Dotado de notável sensibilidade e talento musical, compôs muitos cânticos para a liturgia, que distribuía pelos cantores e dava generosamente a quem lhe pedia. Com a sua criatividade e dotes musicais, cantou e ensinou a cantar os louvores de Deus, empenhando-se em promover em todos os fiéis uma “participação ativa, consciente e frutuosa” nas celebrações comunitárias.

 

Um agradecimento!

É-me muito grato ver nas bancas esta segunda edição das obras do Pe Carlos Silva. Todos os que contactaram com ele reconhecem que era a música que movia a sua vida. Era através da criação musical que ele expressava o que lhe ia na alma. Sempre que cantava – ou incentivava a cantar – durante uma celebração litúrgica, a verdade do seu íntimo espelhava-se em cada som, em cada palavra e em cada gesto. Era assim que ele rezava e ajudava a rezar.

Saibamos nós usufruir desta herança que nos deixou. Sempre que abrirmos este livro e cantarmos os seus cânticos, bebamos do seu espírito, louvemos a Deus por todas as suas maravilhas, agradeçamos-lhe a sua obra salvadora, prostrem-nos diante da sua presença sacramental na Eucaristia e sintamo-nos acolhidos no regaço de Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Obrigado, P. Carlos Silva!

P. José Augusto Rodrigues, reitor do Seminário Diocesano

 

 

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.