Notícias de São Mamede

133 visualizações

O Boletim Paroquial de São Mamede, relativo ao período de 23 a 30 de agosto de 2026, destaca a celebração diocesana de Santo Agostinho, apresenta o calendário das festas das comunidades para o próximo ano pastoral e regista acontecimentos recentes da vida paroquial.

Diocese celebra festa de Santo Agostinho em Leiria

A Diocese de Leiria-Fátima celebra, na sexta-feira, 28 de agosto, a festa litúrgica de Santo Agostinho, seu padroeiro principal juntamente com Nossa Senhora de Fátima. A Eucaristia está marcada para as 21h00, na igreja dedicada ao santo, em Leiria, e será presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas.

A celebração reunirá as intenções da Igreja, do Papa Leão XIV e da Diocese, com particular atenção às vocações para o ministério presbiteral, aos candidatos ao diaconado permanente e ao acolhimento dos ministérios laicais. Santo Agostinho foi adotado como padroeiro aquando da restauração da Diocese, em 1918. Em 1962, o Papa João XXIII acrescentou Nossa Senhora de Fátima como padroeira principal.

Comunidades conhecem calendário das festas de 2027

O boletim divulga as datas previstas para as principais celebrações das comunidades entre abril e setembro de 2027. Em São Mamede, a Profissão de Fé terá lugar a 18 de abril e a Primeira Comunhão a 2 de maio. Seguem-se, entre outras celebrações, a Coroação de Nossa Senhora, a 30 de maio, o Dia do Doente e a festa da Unidade Paroquial, ambos a 5 de junho.

O programa contempla ainda festas na Lagoa Ruiva, Lapa Furada, Perulheira, Vale de Barreiras, Areeiro, Moita do Martinho e Casal Vieira. A festa de São Mamede está prevista para 8 de agosto e a de Nossa Senhora dos Remédios para 12 de setembro. Eventuais propostas de alteração deverão ser apresentadas ao pároco antes da celebração de contratos.

Batismo e matrimónio celebrados na mesma cerimónia

Leandro Gomes recebeu o Batismo no dia 14 de agosto, na igreja paroquial de São Mamede. Na mesma celebração, os seus pais, Daniel Gomes e Eléna Bunichina, celebraram o Matrimónio.

Paróquia recorda Manuel Vieira Vicente

A comunidade paroquial assinala o falecimento de Manuel Vieira Vicente, de 73 anos, natural de São Mamede e residente em Demó. O funeral realizou-se no dia 19 de agosto, em São Mamede.

Siga-nos nas redes sociais:
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress