Nota informativa sobre retiros suspeitos em Fátima

A Diocese de Leiria-Fátima tomou conhecimento de que se realizam num hotel, em Fátima, com ritmo mensal, retiros denominados de “Cura e Libertação”.
http://lefa.pt/?p=53432

A Diocese de Leiria-Fátima tomou conhecimento de que se realizam num hotel, em Fátima, com ritmo mensal, retiros denominados de “Cura e Libertação”, protagonizados por um alegado seminarista amigo do Papa, de nome Francisco Marques, e por um bispo que se apresenta como exorcista do Vaticano de nome Salvatore Micalef.

Para desfazer confusões que se têm gerado à volta destes retiros e de acordo com as informações que recebemos, achamos por bem esclarecer o seguinte:

· O jovem Francisco Marques não é seminarista em nenhum Seminário, nem de Portugal, nem da diocese de Roma.

· As fotografias em que aparece ao lado Papa, além de antigas, resultam de encontros acidentais com o Santo Padre, em audiências gerais, e não podem servir para credibilizar uma atividade que não está em comunhão com a Igreja.

· Salvatore Micalef, tendo sido ordenado padre e bispo sem o mandato do Santo Padre, não está em comunhão com a Sé Apostólica.

· A diocese de Leiria-Fátima esclarece ainda que nada tem a ver com a organização destes encontros dos quais nunca teve conhecimento oficial.

· Pelo que fica expresso, a Diocese demarca-se claramente destes retiros, realizados fora da comunhão eclesial e informa que o Bispo da Diocese já reportou o caso às autoridades da Santa Sé.

Leiria, 15 de junho de 2023.

Pe. Jorge Manuel Faria Guarda
Vigário-Geral da Diocese de Leiria-Fátima

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress