Programação de eventos culturais na antiga igreja da Misericórdia

 

Nota informativa

sobre a programação de eventos culturais na antiga igreja da Misericórdia

 

Nos últimos dias têm circulado nas redes sociais manifestações de indignação relativamente a um evento cultural que teve lugar na antiga igreja da Misericórdia, na cidade de Leiria, em meados do passado mês de abril. A este respeito, vem a Diocese de Leiria-Fátima informar o que se segue.

O edifício em causa foi reduzido a uso profano em decreto assinado pelo Bispo Diocesano, em 15 de janeiro de 2014, deixando, assim, de ser considerado lugar sagrado, tendo perdido a dedicação e bênção que lhe estavam associados. Este processo seguiu o que está determinado no cânone 1222 do Código de Direito Canónico. A redução a uso profano foi feita a pedido da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, que é a proprietária deste edifício, e justificada pelo estado de degradação material e por esta instituição não ter meios para proceder à sua reparação.

A Diocese de Leiria-Fátima alegrou-se pelo facto de o projeto de reabilitação do imóvel ter querido respeitar a traça histórica da igreja, a sua identidade artística e património religioso que, musealizado, continua, ainda que dessacralizado, a testemunhar o que o edifício foi enquanto lugar simbólico para a comunidade crente.

A Santa Casa da Misericórdia cedeu ao Município de Leiria o direito de superfície do edifício por um período de 12 anos, para ser usado como Centro de Diálogo Intercultural. A gestão do edifício e a programação das suas atividades são da responsabilidade da Câmara Municipal de Leiria, não tendo a Diocese de Leiria-Fátima qualquer poder de interferência.

Sobre o evento em causa, as autoridades diocesanas não tiveram conhecimento prévio, mas dialogaram já com as entidades envolvidas sobre este assunto.

Embora a Diocese não possa decidir sobre a programação deste espaço, espera, confiadamente, que haja capacidade de discernimento e bom senso a fim de respeitar a memória histórica e os símbolos cristãos do edifício, evitando situações que provoquem repúdio e sejam consideradas ofensivas à sua dignidade.

Leiria, 20 de julho de 2018.

 

Gabinete do Bispo Diocesano

Refª: CE2018E-002 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.