Nota Informativa: novo Vigário-Geral da Diocese de Leiria-Fátima

Após ter consultado os membros do clero que se encontram ao serviço da nossa Diocese, convidei para assumir esta importante função de Vigário-Geral o Padre Manuel Armindo Pereira Janeiro.
http://lefa.pt/?p=53583

José Ornelas Carvalho, bispo da Diocese de Leiria-Fátima: 

O Padre Jorge Manuel Faria Guarda, que serviu a Igreja de Leiria-Fátima como Vigário-Geral diocesano, durante 25 anos, pediu para ser substituído nessas funções, a fim de se dedicar ao cuidado pastoral direto do povo de Deus.

Após ter consultado os membros do clero que se encontram ao serviço da nossa Diocese, convidei para assumir esta importante função de Vigário-Geral o Padre Manuel Armindo Pereira Janeiro.

O padre Armindo Janeiro, de 58 anos de idade, presbítero incardinado desta diocese, exerce atualmente as funções de pároco de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), Administrador Paroquial da Gondemaria e Presidente da Direção da Casa Diocesana do Clero. É membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral. Assumirá as novas funções, no domingo 23-07-2023, na Sé Diocesana de Leiria, durante a eucaristia da 19h00.

Natural de Ruge Água (Freixianda) entrou para o Seminário em 1976, tendo sido ordenado presbítero a 29-07-1990, na Catedral de Leiria, por D. Alberto Cosme do Amaral.

Licenciado em Teologia Fundamental, desde a sua ordenação sacerdotal exerceu as funções de: Vigário Paroquial de Leiria, Assistente Diocesano do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e do Movimento Católico de Estudantes (MCE), Diretor da Escola de Formação de Leigos (2000-2005), Primeiro responsável de uma comissão promotora e instaladora do Centro de Formação e Cultura, Diretor do Departamento do Património Cultural (2001-2013), Reitor do Seminário Diocesano de Leiria (2005-2013).

Agradeço muito reconhecidamente ao padre Jorge Guarda o excelente serviço que prestou à nossa Igreja diocesana, com toda a dedicação, durante 25 anos. Estou-lhe, de modo especial, pessoalmente grato pelo acolhimento fraterno, amigo e eficaz deste ano e meio, desde o primeiro dia que assumi o serviço de Bispo na Diocese. Deus o abençoe, por ter sido guia fraterno e amigo, de que conservarei grata memória.

Agradeço igualmente ao padre Manuel Armindo Janeiro a disponibilidade para aceitar a missão que agora lhe é confiada, ao serviço da nossa Diocese. Que o Senhor abençoe este novo serviço que a Igreja lhe pede, em tempos desafiadores de necessária transformação pessoal e pastoral, para caminharmos, como Igreja sinodal, guiados pelo Espírito do Senhor, Bom Pastor, participando ativamente na comunhão e na missão da nossa Igreja de Leiria-Fátima. 

Leiria, 29 de junho de 2023, Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
♰ José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima

NOTA INFORMATIVA
https://drive.google.com/file/d/1cKVjEVreikNpq1t8shpTh4ffXNc2ivT-

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress