Como é do conhecimento público, no passado dia 6 de junho, na praia das Valeiras (Marinha Grande), apareceu o corpo sem vida do padre Marco Brites, pároco da Maceira. Esta morte em circunstâncias misteriosas deixou em profunda tristeza a família, o Bispo, os sacerdotes, a comunidade paroquial da Maceira e todos quantos o conheciam e apreciavam.
Desde então, juntamente com as manifestações de apreço e de grata memória, têm chegado ao Bispo diocesano também as perguntas sobre as causas desta inexplicável morte. A Diocese de Leiria-Fátima não tem, até ao momento, respostas que permitam compreender o que aconteceu.
A Polícia Judiciária está a investigar o caso e compete ao Ministério Público dar a conhecer as conclusões. A Diocese, por seu lado, tem colaborado com a investigação policial sem reservas e deseja que se apure toda a verdade, qualquer que ela seja.
Após um mês do doloroso acontecimento, lembramos com sentida gratidão o padre Marco Brites e confiamo-lo à misericórdia de Deus. Na fé e na oração, partilhamos do luto da sua família e amigos, implorando a luz e a paz de Cristo para quantos sofrem com esta trágica e misteriosa morte.
Leiria, 6 de julho de 2018
Padre Jorge Guarda, Vigário Geral