Nota de pesar, gratidão e homenagem a Luís António Roda

Além do seu grande empenho na obra sócio caritativa da Ordem Terceira de S. Francisco (atualmente, Ordem Franciscana Secular), foi Presidente da Cáritas de Leiria, de 1983 a 1986.

Ao tomar conhecimento do falecimento de Luís António Roda, aos 102 anos, no Centro Hospitalar de Leiria, no passado dia 21 de agosto, a Diocese de Leiria-Fátima manifesta o seu pesar e apresenta condolências à família e à Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Leiria, de que era membro e a serviu como ministro.

Foto: Câmara Municipal de Leiria

Natural de Apariços, Pousos (atualmente da união de freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista), onde nasceu a 2 de julho de 1920, Luís António Roda distinguiu-se no âmbito profissional como empresário no comércio. Além do seu grande empenho na obra sócio caritativa da Ordem Terceira de S. Francisco (atualmente, Ordem Franciscana Secular), foi Presidente da Cáritas de Leiria, de 1983 a 1986, e membro do Conselho diocesano para os assuntos económicos. O seu trabalho em favor dos outros foi reconhecido, tendo sido condecorado pelo Presidente da República e pelo Município de Leiria. Por seu lado, o bispo D. Alberto Cosme do Amaral, na carta de nomeação do sucessor na Cáritas, em 1986, declara sobre Luís António Roda: “Estou muito agradecido pelo espírito de dedicação com que serviu a Comunidade Diocesana, em sector tão importante da Pastoral”.

Recentemente, no Lar de S. Francisco, em Leiria, onde viveu na fase final da sua vida, Luís António Roda foi visitado pelo atual Presidente da Cáritas Diocesana, José Marques. No diálogo travado entre ambos, desejou-lhe  a José Marques um bom trabalho, lembrou que “a grande missão da Cáritas é ajudar os pobres” e recomendou-lhe que “tratasse bem da casa da colónia na Praia do Pedrógão, porque foi uma grande obra da Diocese para a Diocese”. Na verdade, foi no seu tempo de Presidente da Cáritas que a casa foi construída, continuando ainda hoje a receber crianças, adolescentes, idosos e outras pessoas para tempos de praia ou de formação.

Por toda a vida e obra de Luís António Roda, na família, na sociedade e na Igreja, a Diocese de Leiria-Fátima torna público o seu reconhecimento, presta-lhe homenagem e dá graças a Deus por este seu filho e servidor na pessoa dos irmãos, sobretudo dos pobres e dos idosos.

Leiria, 28 de agosto de 2022, festa de S. Agostinho, padroeiro da Diocese

P. Jorge Guarda
Vigário Geral

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress