“Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
E disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.» Deixando logo as redes, seguiram-no”. (Mc 1, 16-18). Foi com prontidão, generosidade e desprendimento que os primeiros discípulos responderam ao convite de Jesus para O seguirem.
O Inácio (31/07/1990 – 17/04/2016) era natural da Moita Redonda, paróquia de Fátima. Era um rapaz tímido, com um sorriso espontâneo e de relação muito fácil. Entrou para o Seminário em setembro de 2016 para frequentar o Tempo Propedêutico no Seminário de S. José de Caparide, diocese de Lisboa.
Foi com simplicidade e disponibilidade que ele se apresentou no Seminário de Leiria. Com ele trazia o sonho de ser padre. Desde o primeiro dia dispôs-se a fazer o caminho de descoberta de si mesmo e de Deus, para que este desejo pudesse amadurecer e ser confirmada pela Igreja.
Na Segunda-feira da Páscoa fomos brutalmente surpreendidos pela notícia do seu falecimento. Depois de ter celebrado a Páscoa na terra, foi vivê-la de forma perfeita e eterna no céu.
Que Nossa Senhora de Fátima, em cujo Santuário tanto conforto encontrava, e os santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto o recebam no Reino da paz.
P. José Augusto, reitor do Seminário Diocesano de Leiria