A diocese de Leiria-Fátima e o seu presbitério congratulam-se com a atribuição do título de “Justo entre as Nações” a Monsenhor Joaquim Carreira, pelo Instituto Yad Vashem, de Jerusalém, em Dezembro de 2014, cuja medalha e certificado de honra foram entregues à família do homenageado no passado dia 15 de abril, na Sinagoga de Lisboa.
A ação meritória do sacerdote da diocese de Leiria-Fátima que, enquanto reitor do Colégio Português de Roma, ali concedeu asilo e hospitalidade a judeus e a outras pessoas perseguidas durante a II Guerra Mundial, é motivo para louvar a Deus, que o inspirou e motivou a fazer o bem, e muito nos honra como membros do presbitério e da Igreja particular a que Monsenhor Joaquim Carreira pertenceu.
Possa a mencionada distinção incentivar-nos a nunca recuarmos na prática do bem ao nosso próximo, especialmente nas situações em que ele é vítima de injustiça, perseguição e humilhação, como ainda hoje ocorre em várias partes do mundo. A promoção e a defesa da dignidade de toda a pessoa humana, imagem e semelhança de Deus, nos encoraje nesse sentido.
Leiria, 17 de abril de 2015
† António Marto,
Bispo de Leiria-Fátima