Nota da CEP por ocasião da nomeação de D. José Ornelas Carvalho para Bispo de Leiria-Fátima

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com esta nomeação e saúda D. José Ornelas, desejando-lhe um fecundo governo pastoral junto do Povo de Deus que lhe é confiado na Diocese de Leiria-Fátima.

Sua Santidade o Papa Francisco nomeou hoje o Ex.mo D. José Ornelas Carvalho, SCJ, até agora Bispo de Setúbal, para Bispo de Leiria-Fátima, em substituição de Sua Eminência o Cardeal António Marto, que assegurará o governo ordinário da Diocese como Administrador Apostólico até à tomada de posse do novo Bispo.

D. José Ornelas © Ecclesia

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com esta nomeação e saúda D. José Ornelas, desejando-lhe um fecundo governo pastoral junto do Povo de Deus que lhe é confiado na Diocese de Leiria-Fátima e, de modo mais alargado, junto de todos aqueles que demandam ao Santuário de Fátima como peregrinos. Por intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pedimos ao Senhor que derrame as suas bênçãos sobre D. José, para que continue a servir com disponibilidade, sabedoria e entusiasmo a Igreja em Portugal, como Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e agora como Bispo de Leiria-Fátima.

Algumas notas biográficas:

  • José Ornelas Carvalho, filho de António Tomás Carvalho e Benvinda de Ornelas, nasceu a 5 de janeiro de 1954 no Porto da Cruz (Madeira).
  • Concluída a escola elementar, foi aluno do Seminário Menor Diocesano do Funchal entre 1964 e 1967. Desejando ser missionário, pediu para ingressar no Colégio Missionário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), no Funchal (1967-1969), prosseguindo depois os estudos no Instituto Missionário, em Coimbra (1969-1971).
  • Depois de um ano de noviciado, emitiu a primeira profissão religiosa em Aveiro, a 29 de setembro de 1972. Após dois anos de estudos filosóficos, passou dois anos nas missões da Congregação em Moçambique (1974-1976), regressando, em seguida, a Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (1979). Especializou-se em Ciências Bíblicas, em Roma e Jerusalém, concluindo com a Licenciatura Canónica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Foi ordenado Presbítero na sua terra natal, Porto da Cruz, a 9 de agosto de 1981.
  • Regressado a Portugal em 1983, foi docente assistente e secretário da Faculdade de Teologia de Lisboa. Dedicou-se depois a preparar o doutoramento em Roma e na Alemanha (1992-1996), obtendo o grau de doutor em Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa a 14 de julho de 1997. Na mesma Universidade, retomou as atividades docentes até 2003.
  • Na sua Congregação, foi Vice-Reitor do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, em paralelo com a atividade docente, e assumiu outros cargos no âmbito da Província Portuguesa dos Dehonianos, da qual se tornou Superior Provincial a 1 de julho de 2000. No Capítulo Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), foi eleito Superior Geral a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de junho de 2015.
  • Foi nomeado Bispo de Setúbal a 24 de agosto de 2015. A sua ordenação episcopal teve lugar a 25 de outubro do mesmo ano na Catedral da diocese sadina, onde tomou posse.
  • Foi membro do Conselho Permanente da CEP de 2017 a 2020 e, em junho de 2020, foi eleito Presidente da CEP.

Lisboa, 28 de janeiro de 2022

Secretariado Geral da CEP

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress