Depois de vários anos de interregno, no passado domingo, dia 8 de outubro, o lugar dos Andrinos voltou a realizar uma festa para celebrar Nossa Senhora da Saúde e teve como ponto alto a celebração da Eucaristia seguida da procissão.
Esta comemoração foi, essencialmente, de carácter religioso. Assim, ao longo da semana, houve uma preparação e uma anunciação deste evento, levando a imagem de Nossa Senhora da Saúde a percorrer diversas ruas do lugar visitando os seus habitantes, que muito simbolicamente, ornamentaram e iluminaram as suas casas e as suas ruas para receber a imensa graça desta tão importante visita, a qual incluía também momentos de oração e de canto. Essas duas primeiras procissões decorreram na quarta e na sexta-feira anteriores.
Esta comemoração ou estas celebrações foram dinamizadas pela atual Comissão responsável pela capela local, com o apoio de alguns voluntários, que nesta reta final, colaboraram de forma intensa e a quem, desde já, agradecemos o seu empenho e a sua gratuitidade.
Queremos agradecer também e, de um modo especial, à ARA (Associação Recreativa Andrinense) que nos acolhe logisticamente; e agradecemos a disponibilidade dos seus representantes, que nos ajudaram nas mais diversas atividades.
Apreço à SAMP que esteve representada em duas vertentes: no grupo da Filarmónica (que animou e abrilhantou a passagem da procissão de domingo) e ao seu Grupo Coral, que, à tarde, proporcionou, pela primeira vez naquele local, momento de animação com canto coral.
E neste dia de outono, mas de calor intenso fazendo inveja ao verão, todos nós tivemos de usar de muita perseverança e resiliência para cumprir o itinerário previsto da passagem da procissão, a qual foi orientada pelo grupo de escuteiros do Agrupamento dos Pousos, que se disponibilizou para estar presente e a quem também estamos imensamente gratos.
Foi ainda nesta tarde de domingo que foi apresentado o grupo de elementos nascidos em 1954-1964-1974-1984-1994-2004, que aceitaram integrar uma comissão para realizar a festa no próximo ano.
A tarde continuou com a venda de bolos e ofertas, petiscos e bebidas.
Depois de todo este esforço e trabalho intenso, podemos concluir que “valeu a pena”.
A próxima festa contará com a colaboração de Arlindo Ferreira (1954), Maria Natália Pereira (1954), Maria de Lourdes Neto (1954), Cândida Vieira (1964), Arlindo Marques (1964), Rute Salomé Henriques (1974), Maria Marques (1974), Óscar Agrela (1954), Vera Joana Vieira (1984), Sara Raquel Vindeirinho (1994); Tânia Vindeirinho, Márcia Marques e Rita Moreira também se voluntariaram para a ajuda necessária. Quem ainda quiser juntar-se, contacte alguma das pessoas mencionadas.
Palmira