Numa relação com o outro, as crianças do terceiro ano da catequese dos Pousos tiveram uma sessão diferente, num sítio diferente e com pessoas diferentes. Foi uma sessão com Jesus, mas também com os idosos do Centro Social e, na parte final, juntaram-se os pais. Nesta nova interação houve uma nova oportunidade de evangelização para todos.
Papa Francisco, declarou há tempos que: “A aliança entre idosos e crianças salvará a família humana”. Se dermos esse testemunho às crianças, semeia-se a vida; se o testemunho for de fé e de vocação, os idosos são os maiores especialistas desse testemunho.
Tudo isto aconteceu com cerca de 40 crianças destemidas e curiosas, e 18 idosos expectantes e ansiosos para acolher.
A entrada das crianças foi triunfante e fugaz, já despidos de acessórios de vestuário e mochilas, que só estorvam, sentavam-se nos lugares livres das mesas de trabalho, onde já se encontravam os da casa. Não foi necessário qualquer tipo de apresentação. As conversas foram automáticas e acompanhadas com muitas festinhas. As catequistas nem faziam por lá falta… Apetecia só observar e deixar acontecer… e se a catequese ficasse só por ali, já teria valido a pena!
Em tempo oportuno, os trabalhos propostos foram surgindo e as cartolinas enchiam-se de abundância de palavras, frases e desenhos, sempre com Jesus pelo meio. O tema e adaptado às faixas etárias do grande grupo, teve por base a frase bíblica: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
A Alegria, a Oração, a Saúde, a Paz, a Segurança e o Amor, foram os desejos que mais abundaram. Os trabalhos ficaram tão ricos, que de imediato surgiu a ideia de se fazer uma exposição pelo corredor e fez-se! Para que muitos, nesse dia e nos dias seguintes, observassem a vida em abundância explanada naquela experiência.
Depois e dando sequência a uma ideia da Sara do ano da catequese, numa das sessões do mês passado, passamos ao momento da leitura da história. Esta, foi escolhida pelo grupo de crianças intitulada, “A última ceia”, não estivessem estes meninos a prepararem-se para a primeira comunhão. A escuta foi ativa e em pleno, mesmo já com os pais a espreitar pelas janelas e ávidos para entrarem.
Terminamos o encontro com mais de 100 pessoas em oração, incluindo um pequeno momento de silêncio e em cantoria, já em preparação para a Festa da Luz.
Durante a semana passada, muitos foram os idosos que perguntavam pelos meninos, que partilhavam momentos vividos e que orgulhosamente mostravam os trabalhos ou as lembranças que receberam das crianças. Os pais foram enviando mensagens, pela noite dentro, de gratidão e satisfação.
E muito em breve, o Centro Sénior, vai novamente ser visitado por outras crianças da catequese. Que sejam mais momentos de vida e desta abundância.
Alguns dos muitos testemunhos dos pais:
Muito obrigada o Francisco vinha radiante e o sr.António ficou-lhe no coração, obrigada pela iniciativa e pela partilha. Bom fim de semana.
Muitos parabéns pela iniciativa. A Joana vinha radiante. Obrigada.
O Lucas também adorou, e nós pais também vínhamos de coração cheio de ver o sorriso dos idosos.
O Vicente gostou muito. Uma ideia bonita cheia de valores. Obrigado.
Boa noite. Estive agora a ler, com olhos, as várias mensagens e, percebi agora uma pergunta da Joana (feita antes da catequese):
– Mãe! Queres adoptar um idoso?
– Podes ir escolher um se quiseres, sábado
– Então, gostaste? Escolheste algum?
– Não, mas houve um casal que me interessou.