No Tríduo Pascal, Bispo mostrou uma Igreja que acolhe

Neste Tríduo Pascal, à imagem do que acontece todos os anos, o Bispo diocesano, D. António Marto, presidiu às celebrações na Catedral de Leiria. Podemos encontrar um fio condutor na missão de acolhimento que a Igreja é chamada a desempenhar.

Na Quinta-Feira Santa, Missa da Ceia do Senhor, participaram no lava-pés alguns utentes, voluntários e trabalhadores do Centro de Acolhimento de Leiria, serviço que a paróquia assume, no centro da cidade, em prol dos sem-abrigo. Dirigindo-lhes uma palavra, o Bispo recordou que também eles são Igreja e irmãos na fé, como todos os outros, pelo que se devem sentir plenamente acolhidos e nunca julgados pelos seus percursos de vida.

Na Sexta-Feira Santa, na Celebração da Paixão do Senhor, D. António Marto recordou que os passos dolorosos de Cristo são expressão do amor com que Se entrega por todos os homens. Os muitos fiéis presentes escutaram a narração da Paixão do Senhor e foram convidados a colocar-se diante deste “amor maior” e a acolhê-lo nas atitudes da sua vida.

Na solene Vigília Pascal, a comunidade reunida em torno do seu Pastor cantou os aleluias pascais, alegrou-se com a ressurreição de Jesus e viu nascerem três novos filhos para a sua Igreja: a Carina, a Leonor e o Justiliano. Foram estes os três adultos que receberam, das mãos do Bispo, os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia), passando a fazer parte da comunidade dos filhos de Deus. É um motivo de grande alegria para todos, cada vez que a Igreja acolhe novos fiéis que, pela água do Batismo, ressuscitam com Cristo para a verdadeira vida.

Eduardo Caseiro/LMF

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.