No Santuário de Fátima: Curso de Mariologia aberto a “ouvintes”

“Maria no mistério de Cristo e da Igreja” é uma das disciplinas que integrará o próximo período escolar da licenciatura em Ciências Religiosas que a Universidade Católica Portuguesa está a ministrar no Santuário de Fátima.

Tendo em conta o interesse que esta temática poderá despertar, para além da turma regular da licenciatura, a disciplina assumirá a forma de um curso de Mariologia aberto a alunos ouvintes que queriam inscrever-se, até ao próximo dia 8 de Setembro, na reitoria do Santuário ou para cienciasreligiosas@fatima.pt ou 249 539 600. Terá uma propina única de 47 euros.

Tendo como docente José Eduardo Borges de Pinho, serão catorze aulas a decorrer entre 18 setembro e 18 dezembro, às quintas-feiras, entre as 18h00 e as 19h15, no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima.

Recordamos que este Curso de Ciências Religiosas, com uma turma constituída em Fátima desde 2012, resulta de uma parceria entre o Santuário, a diocese de Leiria-Fátima e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

 

Conteúdos do curso

A informação disponibilizada pelo Santuário dá conta de que o curso pretende oferecer uma visão global do papel de Maria na história da salvação e na vida da Igreja, numa linha de receção do Concílio Vaticano II e numa atitude de sensibilidade atenta aos questionamentos ecuménicos.

Para ajudar a aprofundar, tanto em termos teológicos como numa perspetiva mais existencial, o lugar de Maria na compreensão e na vivência do acontecimento cristão, começa-se por sublinhar neste Curso alguns pressupostos básicos de interpretação teológica a ter em conta no estudo da Mariologia e na piedade mariana.

A partir dessa base hermenêutica e dos dados que resultam da consideração do testemunho bíblico na sua globalidade, faz-se um percurso reflexivo sobre os principais aspetos doutrinais que a Igreja propõe sobre Maria: Maternidade virginal, Imaculada Conceição, Assunção em corpo e alma ao céu, cooperação e intercessão de Maria à luz da afirmação crente na comunhão dos santos. 

A concluir, e numa perspetiva mais prático-pastoral, reflete-se brevemente sobre o sentido das “mariofanias” (aparições marianas), a vivência mariana do catolicismo popular, as interpelações do horizonte ecuménico, o seguimento de Jesus inspirado na figura de Maria e seu caminho de fé.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.