Com o Motu Próprio “Aperuit illis”, datado de 30 de setembro de 2019, o Papa Francisco instituiu o III Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus, este ano a 26 de janeiro.
As Irmãs Dominicanas do Rosário Perpétuo, monjas de clausura, no Mosteiro Pio XII, em Fátima, estão a organizar um programa especial que procurará responder à exortação do Santo Padre: que o Domingo da Palavra de Deus seja dedicado “à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.
As Irmãs convidam para o Tríduo de Preparação do Domingo da Palavra, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, sempre entre as 19h30 e as 20h45. Convidam também a eucaristia no Domingo da Palavra. Todo o programa terá lugar na Capela do Mosteiro Pio XII, com espaço para mais de 70 pessoas sentadas.
Em cada dia será proposto um programa diferente, nomeadamente:
– Na quinta-feira, dia 23, o padre Vasyl Goral, OP, do Porto, apresentará o tema “A Palavra de Deus é a nossa Vida”.
– Na sexta-feira, dia 24, sob a orientação do padre Rui Carlos Antunes e Almeida Lopes, OP, de Fátima, o tema será “Lectio Divina – ler, meditar, rezar, contemplar, guardar a Palavra de Deus”.
– No sábado, dia 25 de Janeiro, várias famílias darão o seu testemunho sobre “A Bíblia em Família”.
– No Domingo da Palavra, dia 26 de janeiro, as irmãs convidam para a eucaristia, às 9:00.
As Irmãs Dominicanas do Rosário Perpétuo têm comunidade em Fátima em clausura monástica, no Mosteiro Pio XII, desde 1954.