Natal… pelas paróquias

São muitas as iniciativas que por esta altura se desenvolvem nas paróquias desta Diocese, tal como nas de todo o mundo. O jornal Presente Leiria-Fátima pediu que enviassem algumas das mais significativas e algumas responderam ao apelo. Passamos a divulgar as colaborações recebidas, publicadas na edição desta semana (19.12.2013).

 

 

 

Bajouca

No adro da igreja da Bajouca a azáfama parece não ter fim. O local recebe vários jovens da comunidade que ultimamente têm promovido encontros mais regulares, quase diários. Em questão está a construção de um presépio de rua que será inaugurado na noite de Natal, depois da Missa do Galo, e ficará patente  até dia 15 de janeiro, altura em que será desmontado para voltar a ser reconstruído em 2014.

É assim todos os anos. A tradição é já antiga, mas foi retomada de forma mais consistente em 2006 pelo Grupo de Jovens Alfa.

Bruno Capitão, um dos membros do grupo de jovens Alfa, explica que este ano a construção iniciou em outubro, com a colaboração da comunidade. Incluirá a exposição de cerca de 25 presépios de crianças e adolescentes da catequese.

 

Cortes

A Aldeia Natal, na Reixida, exibe, nos próximos dias 22, 25 e 29 uma encenação ao vivo do presépio numa iniciativa que percorrerá as principais ruas do lugar. A Missa campal do próximo domingo, dia 22 de dezembro, decorrerá nesse ambiente a partir das 12h00.

Dia 24, a Missa será às 23h00 e, no dia 25, às 11h30, ambas na igreja paroquial.

 

Maceira

A festa de Natal da catequese da paróquia da Maceira será domingo, dia 22. O evento inicia-se com Missa às 15h30, no salão paroquial, a que se seguirá um momento de ilusionismo com o Nuno André “que sabe sempre tirar de cada magia um sentido cristão para a vida”, refere o padre Marcelo Moraes.

O convívio terminará com um lanche ajantarado na sede do Arneiro, onde os Escuteiros da Maceira têm o seu agrupamento,  para o qual estão convidadas as crianças e seus familiares.

Dia 24, a paróquia terá a Missa do Galo, às 23h00. Dia 25, a Missa no dia de Natal decorrerá às 11h30, no salão paroquial, e será animada pela Banda Filarmónica Maceirense.

 

Marinha Grande

Dia 24, a paróquia promove um jantar para as pessoas que vivam em situação de solidão ou que não tenham hipótese de consoada em família. O jantar está agendado para as 19h30, na Sociedade de Beneficência e Recreio 1.º de Janeiro na Ordem. As inscrições podem se feitas na sede da Ordem. A iniciativa conta com o apoio de um grupo de voluntários locais que pretende assim promover o convívio daqueles que se sentem sós.

A celebrar o Natal, a paróquia da Marinha Grande acolhe ainda concertos natalícios. O próximo será domingo, dia 21, às 17h00 pelo coro da Câmara Municipal e, às 20h00, pelo coro da Sociedade Artística Musical dos Pousos.

Dia 24, a paróquia terá a habitual Missa do Galo, às 24h00.

 

Barreira

Dia 24 de dezembro haverá Missa às 23h00 na igreja paroquial, com uma encenação evocativa do Natal e da Encarnação. Dia 25, a Missa será às 10h00, no Telheiro.

 

Milagres

Dia 24, à meia-noite e, dia 25 de dezembro, às 11h00, o Santuário do Senhor dos Milagres apresentará uma representação viva do presépio. A iniciativa envolve dezenas de figurantes e um grande trabalho de construção cénica nestes dias.

 

Boa Vista

A paróquia da Boa Vista está a promover uma campanha de oração pelas famílias. A iniciativa terminará no próximo domingo dia 29 de dezembro.

Esta campanha vem no seguimento do desafio lançando por D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, na carta pastoral para este biénio: realizar uma Grande Oração pelas Famílias, com a qual a Igreja se empenha em ajudar os esposos no seu caminho, invocando sobre eles a riqueza das bênçãos divinas. Para aderir, cada um é convidado a recolher, no cartório paroquial, terços que se comprometem a rezar pelas famílias, unindo-se espiritualmente às suas alegrias e esperanças, aos seus problemas e dores, pedindo a Deus que as abençoe e proteja.

Os terços serão recolhidos até ao dia de Natal e serão entregues às famílias no dia da celebração da Festa da Sagrada Família, que ocorre no Domingo seguinte, dia 29 de dezembro, com o desafio de continuarem a oração em família e assim alimentarem a espiritualidade do amor e da comunhão.

 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt