As Escolas Católicas lançaram a campanha solidária «Um presente de Natal» com o objetivo de angariar fundos para apoiar as comunidades educativas ucranianas. A iniciativa visa ajudar os estudantes e professores da Ucrânia, cuja realidade tem sido profundamente afetada pelos 1000 dias de guerra.
O padre Petro Mayba, delegado das Escolas Greco-Católicas da Ucrânia, fez um apelo direto aos amigos e educadores de Portugal, pedindo uma pequena contribuição para melhorar as condições de ensino e apoiar a recuperação psíquica dos envolvidos. “Caros amigos e educadores de Portugal, fazei-nos chegar uma pequena prenda, uma pequena contribuição que possa contribuir para melhorar a situação que vivemos”, afirmou o sacerdote, numa mensagem gravada durante a Assembleia Geral do Comité Europeu para a Educação Católica (CEEC).
A campanha destina-se a angariar fundos para organizar campos de férias para alunos e professores, nas zonas de recreio das montanhas ucranianas. Estes campos visam, além de proporcionar momentos de lazer, ajudar a restabelecer relações e melhorar a saúde mental das vítimas do conflito.
Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), sublinhou a importância desta iniciativa e destacou o testemunho do padre Petro, partilhado durante o recente Congresso das Escolas Católicas. Segundo Moita, “esta campanha é um apelo à generosidade de todos e à comunhão total com os irmãos das escolas católicas da Ucrânia, num tempo de grandes desafios”.
Na Ucrânia, 22 escolas católicas foram gravemente afetadas pela guerra, muitas delas destruídas. Embora alguns alunos continuem as suas aulas a distância, o padre Petro alertou para as profundas marcas psicológicas deixadas pelo conflito. “Temos procurado ajudar os mais novos a vários níveis, tanto material como psicológico e espiritual”, referiu.
A iniciativa tem o apoio do SNEC e da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, com Fernando Magalhães, presidente desta última, a reforçar o impacto das histórias reais que o padre Petro partilha. “Apoiemos, neste Natal, as escolas da Ucrânia”, apelou Magalhães.
Os interessados em contribuir podem fazer os seus donativos para o seguinte IBAN: UA593253650000000260080031858.