Está a decorrer na Associação Nascentes de Luz da Maceira um curso de INTRODUÇÃO À PERMACULTURA.
Esta formação destina-se a jovens afegãos refugiados, acolhidos em Leiria pela InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário. Esta iniciativa tem a duração de duas semanas, de 13 a 24 deste mês. Enquadra-se no âmbito do Barakat Leiria (“abençoada Leiria”) – projeto de integração que decorre com o apoio da organização internacional Permaculture for Refugees e o Alto Comissariado para as Migrações.
A Nascentes de Luz, que desenvolve um programa de voluntariado com alguns destes jovens desde Março, recebe agora esta ação de formação. A promotora e facilitadora é a arquiteta paisagista, Eunice Neves de Leiria, que coordenou um projeto com o mesmo cariz, em Mértola. Já em 2012/2013, desenvolveu o projeto de permacultura “Associação Nascentes de Luz – Um Modelo para o Futuro.
O presente curso está a analisar o caminho já percorrido e a descobrir novos desafios no desenvolvimento integral e ecológico da pessoa humana. Perceber o seu lugar e missão como parte integrante da natureza e concretizar em formas de ação no dia a dia. Ao mesmo tempo, oferece a estes jovens ferramentas e meios para se conhecerem e descobrirem as suas potencialidades, de modo a agirem como construtores de um mundo de paz e amor.