“Não há férias como estas!”

A frase não é minha, mas de um dos vários pais que viveram o projeto das “Férias para pais de filhos com deficiência” que este ano ocorreu pela 10.ª vez.

Esta é uma iniciativa do Santuário de Fátima que visa proporcionar uma semana de férias aos pais que têm consigo filhos com deficiência, na qual podem optar por trazer os filhos e confiá-los a um grupo de voluntários, ou viver esta semana juntamente com eles. O Santuário de Fátima confiou a parte logística ao Movimento da Mensagem de Fátima e toda a organização, animação e vivência da semana aos Silenciosos Operários da Cruz, em cuja casa – Centro Francisco e Jacinta Marto – se realizam e desenvolvem as atividades. Divididas por quatro semanas, desde 27 de julho a 31 de agosto, nas férias deste ano participaram 84 jovens e 37 pais, contando com a colaboração de 78 voluntários.

Em pleno Jubileu da Misericórdia e em consonância com o tema pastoral do Santuário para este ano – “Eu vim para que tenham vida” – deixámo-nos guiar pelo tema “Misericordiar, para viver melhor!”. A dinâmica da semana é muito variada, incluindo diversos momentos de oração e a visita aos lugares directamente ligados aos eventos de Fátima dos quais os três Pastorinhos foram testemunhas e mensageiros. Permite-se, ainda, que os jovens vivam um momento de encontro com o amor misericordioso de Deus, através do sacramento da Reconciliação. E tem um longo momento de encontro “olhos nos olhos” com “Jesus escondido”.

Assim, no encontro com o outro necessariamente diferente de mim, crescemos juntos e nos dispomos a viver juntos. E, ainda que seja por uma semana, afirmamos com a forma como vivemos esta semana que o outro que está diante de mim é mais do que as limitações que vejo, ele é um mundo de possibilidades com as quais sou chamado a tornar concretas e a interagir.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.