“A fé: agora e sempre” é o ponto de partida para uma reflexão sobre a vivência da fé na atualidade e ao longo dos tempos, a decorreu no Museu Etnográfico do Freixial, no dia 26 de outubro, pelas 21h00.
A iniciativa insere-se na 7.ª edição do Encontro de Saberes que o Rancho Folclórico do Freixial tem promovido anualmente, pretendendo “assinalar o ano em que se celebra a fé na Igreja, vendo o tema sob uma perspetiva cultural”, adianta Américo Oliveira, da organização.
Para tal, foram convidados dois oradores com créditos firmados em ambos os campos da fé e da cultura.
O primeiro painel, com o tema “A vida na fé ao longo dos tempos”, terá como oradora a irmã Ângela de Fátima Coelho, postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marta. Entre diversas outras atividades que desenvolve, esta religiosa da Congregação Aliança de Santa Maria é superiora da Comunidade de Fátima, médica no Centro Hospitalar de Leiria e na Unidade de Cuidados Continuados da Batalha, e docente no Centro de Formação e Cultura de Leiria.
O segundo painel, sobre “A fé hoje”, contará com Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima e responsável pela Secção de Arte e Património do Santuário, docente convidado da Universidade Católica e do Centro de Formação e Cultura de Leiria.
De referir que o evento tem ainda um cariz solidário, sendo pedido aos participantes, como “bilhete” de entrada, que tragam um alimento não perecível para oferecer à Conferência de S. Vicente de Paulo do Arrabal.