O Museu Escolar dos Marrazes desde 2018 tem realizado no seu espaço museológico as “Tertúlias Joaquim Bernardes”.
Num ambiente descontraído e acolhedor os participantes podem interagir com os convidados dos diversos temas de cada tertúlia, centradas na cultura local, nas suas gentes, nos seus costumes, tradições, nas suas instituições e nos serviços que prestam á comunidade.
Têm sido muitos e variados temas expostos e debatidos nas diversas tertúlias realizadas. A conversa desenrola-se viva e cordialmente entre os convidados e o público presente, sobre as questões que se põem às instituições, aos grupos, e o trabalho que estas desenvolvem na sociedade.
Esta iniciativa tem ganhado forma e tem sido bem acolhida por aqueles que participam porque muitos desconhecem a vitalidade da freguesia dos Marrazes e ao participar nestas Tertúlias tem a excelente oportunidade de ficar a conhecer o que há e o que de bom, a freguesia tem.
O grupo dinamizador tem a preocupação ao preparar cada tertúlia, de convidar uma personalidade ou instituição que motive através do seu testemunho a inquietação no ouvinte e que o leve a ser mais útil e operante na comunidade.
Motivado pelo processo de saúde pública, as tertúlias não se realizam desde março mas o grupo dinamizador está a estudar a forma de serem retomadas no último período do ano.