Oficinas didáticas “A Natureza e o Desenho”
“A Natureza e o Desenho” é nome dado às oficinas didáticas que se realizarão nos dias 11 e 12 de abril no Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima.
Destinadas às crianças dos 9 aos 13 anos, pretende-se ocupar parte do período de férias escolares com ações que visam sensibilizar o público para a arte, património e natureza. Caminhada aos Valinhos, jogos de descoberta, análise da flora e fauna da Serra D`Aire, diários gráficos, piqueniques, caça ao tesouro no Museu, são algumas das ações previstas para estas oficinas.
Prevê-se também que os trabalhos artísticos dos participantes estejam presentes na exposição temporária do dia 1 de junho, no âmbito do “Dia Mundial da Criança”.
Para participar é necessária marcação prévia através do telefone 249 539 470 até ao dia 9 de abril. Número limitado de vagas.
Oficinas de Danças do Mundo
No dia 13 de abril, sábado, às 21h00, o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, irá receber o evento “DANÇAS SOLIDÁRIAS | Oficinas de Danças do Mundo“.
Este projeto, lançadoSusana Neves, membro do grupo de jovens “Voluntários para a Missão” dos Missionários da Consolata de Águas Santas, pretende angariar fundos para que a Missão “Mgongo – Tanzânia” consiga construir um dormitório escolar para 150 crianças. Além disso, pretende-se comprar material escolar e ajudas para a alimentação.
A colaborar com Susana Neves, estará também Dulce Maurício que possui uma vasta experiência em danças tradicionais.
Criatividade, ritmo e exploração livre de movimento são o mote desta oficina de dança, mesmo para aqueles que nunca dançaram ou pensam que não o sabem.
O convite é para experimentar, aprender, mas acima de tudo, divertir-se e viajar através de diferentes danças do mundo, fazendo alusão às coleções do museu trazidas pelos Missionários da Consolata, provenientes de vários continentes.
Não é necessária marcação prévia. Aconselhável trazer roupa e calçado confortável.
Chá com Arte, com Filomena Amaral
No dia 13 de abril, sábado, pelas 16h00, o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, realizará mais uma sessão do “Chá com Arte“, tendo como convidada especial a escritora Ana Filomena Amaral.
Após a degustação do chá de Aromas de Oureana e de biscoitos, num ambiente intimista, estaremos à conversa com Ana Filomena Amaral, conhecendo o seu percurso profissional, sendo já autora de onze livros, entre ficção e investigação histórica.
Nesta mesma tarde dar-se-á a conhecer o romance “O Diretor”, o primeiro da trilogia “Mãe Nossa”, dedicada aos problemas ambientais. O enredo deste livro parte do épico sumério de Gilgamesh, o qual é adaptado à realidade atual, sendo abordado a destruição dos oceanos, o genocídio dos Arménios, a corrupção ao mais alto nível e à ganância predadora que ameaça o planeta, passando pelo drama dos refugiados sírios, na perspetiva do que a Humanidade quer para o futuro e de que forma está a comprometê-lo.
A escritora apresentou a sua obra na biblioteca nacional russa, em Moscovo e em São Petersburgo, bem como na biblioteca nacional lituana, em Vilnius, em junho de 2017 e no Brasil, em São Paulo, em março de 2018.