Movimento dos Cursos de Cristandade: “Encontro de Vida “

No âmbito das ações que o Secretariado Nacional do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) disponibilizou para os secretariados diocesanos no presente ano pastoral, decorreu em Leiria, no dia 28 de novembro, um “Encontro de Vida” que reuniu 52 cursistas da Diocese, oriundos dos diferentes centros de Ultreia.

Sob a direção espiritual do padre Alcides Neves, estiveram presentes três elementos do Secretariado Nacional, que apresentaram as meditações e temas para reflexão de todos sobre o andamento da vida em graça de cada um, alertando-se para a necessidade de “parar, fazer uma profunda introspeção e perceber que toda a vida é uma caminhada e peregrinar para a casa do Pai”.

“Também nós que um dia vivemos um Cursilho de Cristandade, mesmo entendendo e aceitando Cristo na nossa vida como o Bom Pastor, e sentindo-nos enquanto suas ovelhas, por Ele amados e protegidos, temos dificuldade em afastarmo-nos dos «lobos do mundo» que mais não são do que o conformismo, o comodismo e a ausência e inversão de valores”, lembra o Secretariado Diocesano em nota enviada ao PRESENTE. O tema do Bom Pastor abordado no encontro foi também convite a “sermos pastores uns dos outros, cristãos responsáveis e comprometidos, preocupando-nos com a nossa salvação mas também com a do nosso irmão, revendo-nos na mensagem de S. João Paulo II: «cada cristão, pelo batismo, é chamado a ser ele próprio um bom pastor no ambiente em que vive»; por isso, o apelo a voltarmos o nosso olhar para Cristo e irmos ao encontro dos irmãos”.

Os presentes tomaram consciência de que “Cristo precisa de nós para dar sabor cristão aos ambientes, e por isso devemos ser pescadores de homens pelo exemplo e pela palavra, pois se tudo fizermos para que os que nos rodeiam possam ser mais felizes, Deus estará sempre connosco, ainda que por vezes não o queiramos ver”.

Dos testemunhos partilhados, sobressaiu “a alegria de terem experimentado a vivência de um Cursilho que, ao longo do seu caminho, lhes tem mostrado como Jesus ouve os pedidos de todos os que o fazem com Fé, a beleza de Deus em tudo o que a natureza nos proporciona e a forma como aprenderam a encontrar Cristo nas coisas mais simples, e sobretudo a importância da fidelidade ao Sacrário”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.