Movimento da Mensagem de Fátima da Marinha Grande em peregrinação ao Santuário do Milagre Eucarístico de Santarém

No passado dia 28 de setembro, o Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), da Marinha Grande, realizou a sua peregrinação à cidade de Santarém, tendo como destino principal a visita ao Santuário do Milagre Eucarístico daquela cidade.
Esta saída do grupo, ao contrário de outras, foi aberta à comunidade.
Em boa hora o fizemos, dado o elevado número de participantes, o que obrigou ao aluguer de um autocarro de maior capacidade. Tivemos também a alegria de ver o interesse de catequistas, pais, crianças e adolescentes, que se juntaram a nós.
Partimos da Marinha Grande por volta das 9 horas da manhã, com os rostos animados pela perspetiva da viagem, do convívio e do conhecimento de novas realidades.
Naturalmente, sem esquecer que na bagageira do autocarro se encontravam sacos com fartos farnéis, aguardando a hora da partilha e da degustação de saborosos manjares.

O padre Jorge, assistente espiritual do grupo e vigário da nossa paróquia, assumiu o papel de guia e fê-lo com mestria e muito humor.
Elucidou-nos sobre o que de mais importante deveríamos saber sobre a cidade de Santarém, salientando a sua riqueza e diversidade cultural.

Chegados a Santarém, a primeira etapa foi a visita à Sé Catedral e ao seu museu, valiosos testemunhos da nossa história e património cultural. Nesta visita, tudo estava preparado à nossa espera. Ouvimos, vimos e observámos com atenção e deleite tudo o que nos foi dito e mostrado pela responsável, dra. Alexandra, que, além de atender o grupo, se preocupou especialmente com as crianças e adolescentes, propondo-lhes tarefas interessantes, motivando-os, assim, a interessarem-se pela história rica desta Sé Catedral.

A segunda etapa foi a visita ao convento de São Francisco. Aqui, tivemos a oportunidade de observar como estes espaços influenciaram a vida dos monges que ali viveram.

O almoço, a terceira etapa, teve lugar no Centro Pastoral. Esta foi uma belíssima oportunidade de convívio entre todos. Foi colocada uma mesa comum, que permitiu a todos partilhar generosamente os deliciosos farnéis trazidos de casa. Muita conversa descontraída e cantoria animaram esta pausa para o almoço.

Às 16h30, o grupo dirigiu-se ao Santuário do Milagre Eucarístico, percorrendo a pé as ruas antigas da cidade. Foi uma experiência comovente, sentir que estávamos a centímetros do Coração de Jesus. Esse contacto visual, de pessoa para pessoa, fortaleceu-nos na fé, e foi com a alma renovada que seguimos, mais uma vez a pé, até à Igreja de Marvila, que exemplifica a simbiose das diferentes culturas que caracteriza a cidade de Santarém.

A missa, celebrada pelo padre Jorge, contou com a participação de todos.
A viagem de regresso foi animada, e todos concordaram que valeu a pena participar. Como prova disso, partilho, em seguida, o testemunho de uma mãe de família que participou na peregrinação:

“No sábado, dia 28 de setembro de 2024, na Marinha Grande, eu e toda a minha família (marido e três filhos) participámos numa excursão de autocarro a uma cidade chamada Santarém, com pessoas especiais da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Marinha Grande.
Visitámos a Catedral de Santarém, conhecida como igreja de Nossa Senhora da Conceição ou seminário dos Jesuítas, o mosteiro ou convento de São Francisco, a igreja de Santo Estêvão, onde ocorreu o Milagre Eucarístico, e a igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde concluímos o nosso passeio com a santa missa.

Foi um dia feliz, conheci novas pessoas com grandes experiências e conhecimentos sobre a história da Igreja e da cidade em que estávamos. A própria cidade, então, nem se fala, tantas maravilhas num só lugar, um pedacinho do grande amor de Deus. Pessoas acolhedoras, felizes e com boa disposição.

O que marcou este dia foi o facto de a minha filha de 5 anos ter dito que gostou da igreja de Santo Estêvão, onde ocorreu o milagre eucarístico. Ela disse que era a igreja da portinha do alto, referindo-se à porta do Santuário que se abre para a adoração no alto do altar. Contou-me que conversou e contou segredos a Jesus.

Enfim, foi um dia incrível, repleto das graças de Deus derramadas sobre todos nós, com muitas bênçãos. Quero agradecer a todos por este dia inesquecível, bem como ao motorista do autocarro, que foi muito simpático e merece a nossa mensagem de carinho.”

Retiro especial de Natal
7 de Dezembro
, às 09:30
Tesouro Escondido
7 de Dezembro
Partilha da Luz da Paz de Belém
16 de Dezembro
Compreender o Documento Final do Sínodo
17 de Dezembro
, às 21:00
Encontro dos Catequistas da Adolescência
11 de Janeiro
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress