Milhares de motociclistas vão reunir-se este fim de semana no Santuário de Fátima para a 10.ª edição da Bênção dos Capacetes, iniciativa que une a paixão pelas duas rodas à vivência da fé. “A religião é o que nos move e que nos dá força, muitas vezes, nas nossas estradas”, afirmou António Batista, presidente do Grupo Motard Família da Estrela, à Agência ECCLESIA.
O responsável sublinha a ligação entre a experiência motard e os valores cristãos, destacando a solidariedade e a camaradagem que se traduzem no princípio de “nunca deixar ninguém para trás”. Para António Batista, a fé é um elo que dá sentido às longas viagens, realizadas mesmo em condições adversas, reforçando a comunhão entre motociclistas.
O grupo, que também organiza anualmente a bênção das motos no Alto da Torre, no ponto mais alto de Portugal continental, participa desde a primeira edição da peregrinação a Fátima. “Só quem lá está é que sente. É um momento único, muito importante no nosso ano”, assinala o presidente, convidando também não motociclistas a participarem.
O programa inclui um colóquio no Centro Pastoral de Paulo VI, subordinado ao tema A segurança rodoviária nos horizontes da fé. As intervenções abordam a ética cristã aplicada à condução, a responsabilidade na estrada e a história das bênçãos de veículos em Fátima. Para Pedro Clemente, presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, o contributo da Igreja passa pela formação de “consciências retas”, promovendo comportamentos responsáveis.