Faleceu o padre Elias Ferreira da Costa

1.051 visualizações

O padre Elias Ferreira da Costa faleceu neste domingo, dia 9 de novembro de 2025.

A celebração eucarística das suas exéquias, presidida pelo bispo da Diocese, D. José Ornelas, vai realizar-se na igreja paroquial do Arrabal, na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, às 14h30.

O padre Elias nasceu nos Cardosos, freguesia e paróquia do Arrabal, a 14 de outubro de 1931, e foi batizado, a 21 de outubro de 1931. Foram seus pais José da Costa Ferreira e Domicília da Trindade Rodrigues. Ingressou no Seminário de Leiria, a 14 de outubro de 1942, e concluiu os estudos em junho de 1954. Foi ordenado diácono, a 3 de abril de 1954, e presbítero, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a 11 de julho de 1954.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: PadreElias.jpg

Atividade pastoral

Em outubro de 1953, foi nomeado professor e prefeito do Seminário Menor, em Fátima. A 18 de setembro de 1955, assumiu a paroquialidade de Regueira de Pontes. Nove anos depois, foi transferido para Alpedriz, iniciando funções, a 19 de janeiro de 1964. Pouco depois, foi-lhe confiada, em acumulação, a paróquia de Cós, da diocese de Lisboa. A 31 de janeiro de 1971, foi nomeado pároco de Carnide e, de fevereiro de 1972 a setembro de 1973, acumulou o serviço pastoral da paróquia da Bajouca.

A 25 de abril de 1976, foi nomeado assistente diocesano da Cáritas. No início do seu mandato, tomou como prioridade a construção da Casa da Cáritas na Praia do Pedrógão, com o intuito de proporcionar às crianças necessitadas algum tempo de férias à beira-mar. Muitas foram as entidades, públicas e privadas, que apoiaram este louvável projeto. Além das crianças, neste quase meio século, um grande e diversificado número de pessoas e instituições beneficiaram desta benemérita obra social, pela multiplicidade de atividades de carácter sociocaritativo e eclesial ali realizadas.

Por provisão de 25 de dezembro de 1980, o padre Elias foi nomeado pároco dos Pousos; treze anos mais tarde, em 1993, foi transferido para a paróquia do Olival, onde esteve até setembro de 2005.

A seu pedido, foi dispensado do serviço paroquial e passou a residir em Fátima; algum tempo depois, pediu para ser acolhido na Casa Diocesana do Clero, onde veio a falecer, neste domingo, dia de oração pelas vocações sacerdotais. Damos graças a Deus pela sua vida e missão; recordamos a sua simplicidade e atenção aos mais frágeis, o seu dinamismo pastoral e serviço à Palavra de Deus na pregação; pedimos ao Senhor da Messe que o recompense dos seus trabalhos e lhe perdoe todas as suas faltas; e imploramos, para a nossa diocese de Leiria-Fátima, as vocações de que tanto necessita, nomeadamente para o ministério ordenado.

Dia Mundial da Juventude na Diocese

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Dia Mundial dos Pobres

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia