Monte Redondo e Coimbrão preparam-se para a mudança de pároco

No final, concluiu-se que, se há consciência das dificuldades da situação atual, não falta a estas pessoas e ao seu novo pastor, conforme referiu o Padre Manuel Henrique, a vontade de entrega, a confiança e a esperança.

No domingo 13 de setembro, às 9h30, no Coimbrão, e às 11h30, em Monte Redondo, o padre Manuel Henrique Gameiro de Jesus vai dar entrada nestas paróquias como novo pároco, para as quais foi nomeado pelo Bispo de Leiria-Fátima. Continua e leva novidade ao trabalho pastoral do padre Joaquim de Jesus João, que está ao serviço daquelas comunidades há 41 anos numa e 38 na outra. Este sacerdote sai por motivos de idade, mas ficará a colaborar no serviço pastoral das paróquias da Vigararia de Monte Real, a que estas também pertencem.

Igreja do Coimbrão. Foto: António Pereira

A fim de preparar esta mudança, realizou-se ontem, 3 de julho, em Monte Redondo, uma reunião dos dois sacerdotes com os colaboradores de ambas as comunidades paroquiais nos vários serviços e movimentos apostólicos, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, padre Jorge Guarda. Além da apresentação do novo pároco e da fixação da data da tomada de posse, foi feita uma análise da atual situação das paróquias, com a intervenção dos presentes, e evidenciadas carências, potencialidades e desafios pastorais. Entre outros, foram mencionados: a necessidade de cativar as novas gerações e as famílias para uma vivência mais entusiasmada, convicta e prática da fé cristã, a potencialidade dos diversos movimentos apostólicos, se souberem renovar-se e desenvolver laços de comunhão e colaboração entre todos, a urgência de criar maior espírito de unidade e cooperação entre as duas paróquias e as diferentes comunidades que as constituem. No final, concluiu-se que, se há consciência das dificuldades da situação atual, não falta a estas pessoas e ao seu novo pastor, conforme referiu o Padre Manuel Henrique, a vontade de entrega, a confiança e a esperança. Assim, sob a luz e a força que vêm de Deus, caminhando e trabalhando juntos, hão de alcançar que estas comunidades se renovem na vivência e testemunho da vida cristã no meio social de que fazem parte.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.