Missionários diocesanos já chegaram a Angola

O padre David Nogueira Ferreira e Joaquim Santos, missionários diocesanos do Grupo Ondjoyetu, já chegaram a Angola, no início desta semana.

A viagem aconteceu na passada segunda-feira, 4 de julho e juntou vários elementos do grupo missionário, que fizeram questão de os acompanhar ao aeroporto de Lisboa, onde testemunharam uma partida “cheia de coragem” para viver este mês com o povo do Gungo, que os “esperam com grande ansiedade”.

Para Joaquim Santos, que pertence ao grupo missionário desde 2013 e é natural das Colmeias, a partida para Angola é a concretização de um chamamento que já vem sentindo há anos.

“Não foi fácil decidir ir para o desconhecido, sair do conforto habitual da vida europeia, especialmente deixar a família que amo”, escreve no editorial da última edição do Notícias de Colmeias, publicação que dirige.
Para este pai de família e profissional realizado, parte da coragem para assumir a missão foi encontrada na homenagem que quer fazer à filha Eduarda, “que partiu para o Céu em maio de 2006” e também na vontade que tem em ajudar os irmãos de África, escreve no Jornal de Colmeias.

“Sei que existe muito por fazer em Angola, até serei metade de um grão de areia, mas várias metades de grãos de areia fazem um montinho de areia que ajudará a minimizar os efeitos da difícil vida humana em Angola.”

Para Joaquim Santos, que também é colaborador do Presente Leiria-Fátima, “ser missionário não é apenas a vontade de estar com o nosso semelhante por amor, muito amor, dando e recebendo imenso”. Na partida para esta jornada, sente-se agradecido pela “transformação interior” que lhe foi proporcionada no caminho de preparação pelo grupo missionário e pela Fundação Fé e Cooperação (FEC).

No Gungo, Joaquim Santos e o padre David Nogueira vão dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo Missionário Ondjoyetu, no acompanhamento espiritual e social da comunidade do Gungo, na diocese do Sumbe.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.