“Missão País” na paróquia da Vieira de Leiria

Cerca de 60 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa irão participar na “Missão País” que decorrerá de 14 a 21 de fevereiro, na paróquia da Vieira de Leiria, diocese de Leiria-Fátima, com o objetivo de realizarem voluntariado junto da população idosa, infantil e juvenil, além de investirem na sua formação pessoal.

A iniciativa conta com a colaboração da paróquia e de diversas entidades locais e será o primeiro de três anos de voluntariado que os jovens ali irão desenvolver, começando por conhecer a comunidade e responder às solicitações de lares, escolas e outras instituições. Os missionários andarão também de porta em porta para conversar com a população, sobretudo os idosos, para lhes fazerem companhia e os convidarem a participar nas atividades. Estarão devidamente identificados com camisolas vermelhas, onde se verá o logótipo da “Missão País” e o lema deste ano: “Não te ardia… o coração?”.

Este lema será também o nome de uma peça de teatro que irão apresentar no Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, no sábado 20 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre.

 

Entusiasmo e expectativa

O padre Miguel Sottomayor afirma-se muito agradado com a escolha da sua paróquia para o desenvolvimento da missão e acredita que “será muito bom para a nossa comunidade poder beneficiar das ações de voluntariado previstas e que irão envolver diferentes faixas etárias”. Enaltecendo “o sentimento abnegado dos missionários que, saindo das suas áreas de residência e da sua zona de conforto, vêm ajudar de forma desinteressada quem, por vezes, tanto precisa de uma palavra amiga e de um olhar mais profundo”, o pároco agradece o envolvimento das diversas entidades locais que desde logo se prontificaram a colaborar com a paróquia para tornar possível a iniciativa.

Os chefes da “Missão País” na Vieira de Leiria, Domingos Braga e Matilde Mendes Pinto, estão “muito entusiasmados e agradecidos” pelo apoio que já tiveram de toda a comunidade e acrescentam: “não podíamos sentir-nos melhor recebidos!”. Têm, por isso, expectativas elevadas quanto aos frutos da iniciativa, acreditando que os seus “gestos, palavras e atenção possam revestir-se de enorme significado para a comunidade”. Como objetivos para mais esta edição, apontam ainda a “formação de cada missionário, procurando que seja um cidadão melhor, mais responsável e mais atento aos outros” e, claro, “continuar a levar Deus às universidades, através da experiência de oração e de voluntariado que se desenvolve durante a semana”.

 

Projeto vencedor

A “Missão País” é uma organização católica, criada em 2003, na Faculdade NovaSBE de Lisboa, que organiza e desenvolve as missões universitárias em várias faculdades das cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto. São semanas de ação social e de apostolado intensivas, que decorrem entre o primeiro e o segundo semestre, dirigidas àqueles que mais precisam, tendo uma vivência de voluntariado, oração, evangelização e meditação.

O projeto tem assistido ao aumento de faculdades aderentes, sendo atualmente 37 instituições de ensino superior, e também dos missionários, que foram 1430 no ano passado.

Quanto à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, esteve nos últimos três anos em Manteigas, onde colaborou no lar, na escola, no patronato e na AFACIDASE, associação de deficientes motores e mentais. Os missionários que participaram testemunham que “foram três anos muito enriquecedores” para eles e para as pessoas com quem contactaram. Dos resultados com maior visibilidade, realçam a criação de um grupo de jovens que tem como objetivo “continuar a missão ali iniciada”.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.