Na semana de 18 a 25 de fevereiro, a Missão País da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa esteve a missionar em Porto de Mós. A Missão País é um projeto de jovens universitários católicos, que partem por todo o país para viver uma semana de apostolado e ação social, na semana de férias entre semestres.
Após 3 anos em Sines, a Missão da FDUL, composta por 60 jovens desta faculdade, partiu este ano para Porto de Mós. Este foi o primeiro ano de um novo ciclo de 3 anos, voltando a Porto de Mós ainda em 2024 e 2025. Os 60 jovens passaram a semana junto das diferentes instituições de Porto de Mós, nomeadamente nas escolas, no lar, na CERCILEI, nas obras e ainda no “porta-a-porta” (onde pequenos grupos visitam as diferentes casas, batendo à porta para conversar, fazer companhia, identificar necessidades e convidar a participar nas atividades).

Para além deste serviço junto da comunidade, o grupo de jovens organiza também várias atividades para a comunidade. Assim, para além do terços e missas diários, dinamizaram ainda uma procissão de velas, uma vigília, um teatro e um arraial para a comunidade. Numa noite os missionários foram ainda acolhidos nas casas das famílias locais para jantar. Foram todos momentos de convívio e partilha, muito enriquecedores tanto para os jovens missionários, como para a comunidade de Porto de Mós.
Para além desta vertente “externa” da missão, a missão caracteriza-se ainda por duas outras vertentes. Na “missão interna”, os missionários procuram criar uma vivência de grupo e proximidade, vivendo momento marcantes e criando laços e relações que duram para toda a vida. Assim, a missão permite criar um espírito de grupo, que se mantém durante todo o semestre, e proporciona uma vivência de fé dentro da faculdade.
Por fim, a vertente “interior” da missão procura estimular a reflexão individual, trabalhando a fé e as vertentes mais íntimas da vida de cada jovem. Nesse sentido, é desenvolvida uma pasta da oração para a semana, que procura acompanhar o dia dos missionários. Este ano, o Evangelho escolhido para a semana foi o da visitação, com o lema “Alegra-te, Ele está contigo”. Nesse sentido, procurou-se ainda seguir o caminho que se tem feito até às Jornadas Mundiais da Juventude.
Assim, a missão procura nada mais do que viver e levar aos outros o maior mandamento que Jesus nos deixou: o mandamento do Amor. Como está escrito no Evangelho: “Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.”
Bia & Pedro