Missão País animou as paróquias de Alqueidão da Serra e Alcaria

Pelo terceiro ano consecutivo, os jovens da “Missão País” partilharam uma semana das suas vidas com a paróquia de Alqueidão da Serra e, desta vez, também com a de Alcaria, entre os dias 4 e 11 de março, com o tema “A paz esteja em tua casa”.

Depois de terminados os exames do primeiro semestre e já na primeira semana de aulas do segundo, 57 jovens estudantes universitários resolveram deixar os livros para se dedicarem à missão de alma e coração.

Em primeiro lugar chegou um grupo de cinco, os mais responsáveis pela realização da semana. Prepararam todas as dinâmicas e o acolhimento do grande grupo, que chegou no final da manhã de domingo. A tarde e a noite deste primeiro dia serviram para fazer um jogo de pistas de reconhecimento do Alqueidão, para o conhecimento mútuo dos participantes, interiorização das dinâmicas de ação e para a oração.

A partir de segunda-feira, o grande grupo dividiu-se naquilo a que chamam comunidades, cada uma com o seu “chefe” e tarefa. Os trabalhos passaram pela presença e animação nos lares de idosos e centro de dia, presença na escola do primeiro ciclo com apoio escolar às crianças, dinâmicas e jogos, melhoria das condições de habitação de algumas casas (com ações de limpeza e pequenas reparações), visitas às pessoas porta-a-porta, visita a doentes e idosos nas suas casas. Também colaboraram na catequese e integraram alguns jovens do grupo que se está a formar.

Embora o “quartel-general” estivesse no Alqueidão, estes jovens chegaram a todos os lugares das duas paróquias e em todos os centros de culto foi celebrada a Eucaristia, antecedida da oração do Rosário. Para isso contaram com o prestimoso auxílio das várias associações da freguesia, da Junta de Freguesia local, paróquia e muitas pessoas individuais, principalmente no apoio logístico e de transporte.

2018-03-14 missao pais2

Os serões foram ocupados com ações de formação e palestras abertas à comunidade. Num deles, os jovens, dois a dois, foram jantar às casas das famílias e houve mais ofertas do que jovens disponíveis. Noutro dos serões, este grupo também colaborou com a iniciativa “24 horas para o Senhor” proposta pelo Papa Francisco e a que a paróquia do Alqueidão aderiu.

O fim da tarde de sábado ficou marcado por uma representação teatral que espelhava um pouco o trabalho e espírito que caracterizam este grupo. O salão da Casa do Povo estava praticamente cheio. Num fim, houve um jantar de convívio, com muita animação e a que não faltaram os tocadores de concertina.

O domingo 11 foi o dia da despedida, na Missa dominical, com muita emoção, lágrimas e agradecimentos mútuos pela rica e inesquecível experiência vivida. Uma semana de partilha em que todos sentiram que receberam mais do que deram.

A boa disposição, a alegria, o companheirismo, a presença e apoio junto dos mais frágeis e necessitados e muita animação acompanharam estes jovens cristãos na sua ação, deixando uma marca indelével nas comunidades. Nem a abençoada, mas por vezes incómoda, chuva os impediu de cumprirem a sua missão com grande empenho e entrega. Puderam também contar com o importante apoio espiritual do padre Pedro Rocha, jesuíta, que os acompanhou mais de perto.

A maior parte deles pertence à Faculdade de Medicina Veterinária, mas também integraram outros de diversas faculdades. Agora vão ter que se esforçar mais para recuperar as aulas perdidas. Mas na hora da partida não estavam nada arrependidos da escolha que fizeram.

P. Vitor Mira

2018-03-14 missao pais1

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.