Missão do Gungo: Que grande festa a do Senhor!

Que grande alegria! A missão Donga, entre os dias 13 e 16 de abril, esteve bem habitada com centenas de pessoas para viverem a Festa do Senhor. Todos os cantinhos da missão serviram para uma cozinha improvisada ou para alguém estender os seus panos e poder pernoitar.

Durante estes dias, celebrou-se o Tríduo Pascal com muita fé e com muitos cânticos de alegria. Iniciou-se na quinta-feira, com a celebração da Última Ceia do Senhor e o lava-pés. A igreja da Donga tornou-se muito pequena para acolher tanta gente.

Na Sexta-Feira Santa, a manhã foi de formação para a comunidade em geral e atendimento de confissão e, durante a tarde, o grupo de jovens dinamizou a Via-Sacra. À noite, de modo a que todos pudessem participar, celebrou-se, na rua, a Paixão do Senhor. Com muita reverência, fez-se a Adoração da Cruz.

No sábado, houve tempo para mais um encontro de formação para a comunidade em geral e toda a tarde foi de confissões. À noite, acendemos uma grande fogueira de onde saiu o lume novo para o Círio Pascal e celebrámos a Vigília Pascal. Foi uma cerimónia muito viva e muito rica na alegria da fé e no crescimento da comunidade católica do Gungo, pois nesta noite foram batizados 99 catecúmenos que celebraram a sua primeira comunhão. Esta cerimónia demorou cerca de quatro horas. Aqui, o tempo não tem importância, o que é importante é a vivência da celebração.

No domingo de Páscoa, voltou a celebrar-se a Ressurreição de Cristo com muito fervor, ao som dos batuques que já estavam arrumados desde o início da Quaresma. Realizaram-se 16 matrimónios (desde os 18 aos 70 anos) e 9 batismos de crianças de colo.

Durante estes dias, além das cerimónias pascais, realizaram-se também encontros de preparação para os catecúmenos, preparação com os noivos e o grupo de penitentes que foram reintegrados. Houve ainda catequese geral para a comunidade, encontro de grupo de jovens, atendimento aos doentes que se encontravam na Donga (cerca de 250 consultas) e trabalhos na lavra da missão.

No domingo à tarde, aos poucos, a missão Donga foi ficando desabitada, pois o povo regressou às suas casas com o anúncio de que Cristo está vivo.

A Linha da frente deseja a todos uma boa continuação da vivência pascal.

Grupo Ondjoyetu

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.