No seguimento da experiência missionária no Gungo (Angola), no passado mês de julho, Joaquim Santos vai apresentar, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 17h00, o livro onde relata o viu e viveu. Será às 17h00, no espaço cultural São Ópticas, na Avenida Heróis de Angola, em Leiria.
“Missão do Gungo e o Céu ali tão perto” é o nome da obra deste membro do grupo missionário diocesano Ondjoyetu e jornalista do PRESENTE. Em cerca de centena e meia de páginas de grande formato, o autor inclui o seu diário de viagem, algumas das notas que tomou, reflexões que fez e algumas das muitas fotografias que tirou durante a sua passagem por aquela missão dinamizada pela Diocese de Leiria-Fátima, no âmbito da geminação iniciada há 10 anos com a Diocese do Sumbe. O livro contém, ainda, um resumo histórico da atividade do grupo Ondjoyetu, a partir de uma investigação feita em Portugal e em Angola.
Na sessão de apresentação marcará presença o Bispo diocesano, D. António Marto, que assina o prefácio da obra, bem como Raul Castro, presidente do Município de Leiria, o padre Joaquim Domingos, diretor do Serviço de Animação Missionária da Diocese, e o padre Vítor Mira, fundador do grupo Ondjoyetu.