Misericórdias querem espiritualidade nos cuidados sociais e de saúde

Provedores e Mesas Administrativas das Santas Casas da Misericórdia da Diocese de Leiria-Fátima sentem necessidade de prestar também cuidados espirituais nas instituições de solidariedade social. O assunto esteve em debate numa reunião com o Bispo diocesano, D. António Marto.

O encontro decorreu na passada sexta-feira, dia 24 de março, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria. Na reflexão conjunta, transpareceu claramente que, nas respostas sociais e de saúde prestadas em lares de idosos, unidades de cuidados continuados, centros de dia e serviços de apoio domiciliário, etc., se sente “cada vez mais que as necessidades espirituais são uma das vertentes essenciais na condição do ser humano, nem sempre correspondidas por falta de preparação dos cuidadores formais e ausência de um plano de cuidados que integre a ajuda espiritual.” Conscientes disso, os responsáveis das Misericórdias constituíram um grupo de trabalho para estudar formas e iniciativas para proporcionar formação aos cuidadores, voluntários e famílias, fornecendo-lhes competências para prestarem cuidados espirituais às pessoas em sofrimento como ajuda que dê significado e esperança na situação em que se encontram. Deseja-se fazer destas instituições comunidades cristãs onde se vive a espiritualidade que dá consolação e fortaleza interior.

D. António Marto apresentou a carta apostólica “Misericordia et misera”, do Papa Francisco, sublinhando o desafio do Santo Padre no sentido de promover uma “cultura de misericórdia” e de atualizar com criatividade e ousadia as obras de misericórdia segundo as necessidades, sofrimentos e variadas situações de pobreza das pessoas no tempo atual.

Os responsáveis das Misericórdias partilharam alguns dos seus projetos e preocupações e manifestaram o desejo de que nas paróquias haja mais incentivo às pessoas para se tornarem irmãs e voluntárias nas Santas Casas. Foi também expresso o desejo de que as religiosas se envolvam nestas instituições como voluntárias, no âmbito da ajuda espiritual.

Na Diocese de Leiria-Fátima, há seis Irmandades da Santa Casa da Misericórdia situadas em Aljubarrota, Batalha, Fátima-Ourém, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.