Mirenses revivem o Natal honrando Nossa Senhora do Amparo

Desde o dia 1 de dezembro que Mira de Aire está em ambiente de renovada alegria com a festa em honra de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da paróquia.

Em texto enviado ao PRESENTE, a paroquiana Filipa Querido refere que este mês inteiro de festa “envolve toda a família mirense num espírito de fraternidade e esperando a verdadeira Luz” e, por coincidir com o Natal, “já o brilho e a cor revestem o adro da igreja e algumas ruas adjacentes”.

A comissão é composta pelos “quarentões” de 1973, que no primeiro dia do mês acompanharam a Fanfarra dos Bombeiros de Mira de Aire a anunciar o início dos festejos. Desde então, várias atividades têm preenchido os dias, salientando-se a inauguração da exposição “Natal em Família”, na antiga igreja, no passado dia 24, seguida da abertura da “Aldeia de Natal”, iniciativa dos “quarentões de 2012” que consiste em “diversas casinhas construídas em madeira e de várias cores com doces, bebidas, prendinhas, lembranças e muitas surpresas”, conta Filipa Querido.

Na noite de Natal acendeu-se a fogueira, que permanecerá até aos primeiros dias do novo ano e à volta da qual se vão reunindo centenas de pessoas, especialmente na noite de 24, em que “são distribuídos presentes aos mais novos e servidos café e filhós. No dia de Natal decorre a solene procissão em honra da Padroeira, com a participação da Bandinha Mirense e das crianças vestidas de anjo, entre inúmeras pessoas e coletividades da vila.

“Na última noite do ano haverá fogo de artifício e na manhã de 1 de janeiro a celebração na igreja será às 11h00, com a presença da nova comissão de ‘quarentões de 2014’, que receberá o testemunho para a sua missão, no final da procissão, com a entrega da bandeira”, lembra ainda esta paroquiana. No mesmo dia, decorrerá um almoço-convívio oferecido pela nova comissão de festas, no salão da Escola Secundária, com a presença das várias comissões, instituições e coletividades da vila, encerrando a festa pelas 20h00.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.