Mira de Aire promoveu concerto e auto de Natal

Na noite de sábado 14 de dezembro, integrado no programa da festa em honra de Nossa Senhora do Amparo, o coral Gaudia Vitae promoveu um concerto de Natal na igreja paroquial de Mira de Aire, como vem fazendo desde 1996.

Este ano, o convidado foi o Grupo Coral de Resende, fundado em 1991. Com cerca de 26 elementos, o coro visitante cantou de início “O Menino está dormindo” e logo de seguida “Correi Pastorinhos”. Entre as oito interpretações, salienta-se o “Adeste Fidelis” e o “Jingle Bells”. Em segundo lugar, atuou o grupo anfitrião, instituição com quase 30 anos de vida, que apresentou nove peças (algumas acompanhadas pelo órgão), incluindo a estreia de “Ó Maravilha”, arranjo de Charles Gounod.

Assim, numa noite fria, mas com a música a aquecer os corações, ouviram-se algumas das mais belas e intemporais melodias deste tempo de Natal, com a apresentação conjunta pelos dois grupos do “Ah! Vinde todos à porfia!”. Após o concerto, grupos e convidados confraternizaram na Baiuca da Piação (edifício do centro paroquial), numa ceia oferecida pelo coral Gaudia Vitae.

 

Auto de Natal

No dia seguinte, III Domingo do Advento, pelas 15h30, a catequese da paróquia de Mira de Aire apresentou um maravilhoso Auto de Natal, na igreja paroquial, inserido no mesmo programa festivo de Nossa Senhora do Amparo, que marca todo este mês de dezembro naquela vila.

Participaram muitas crianças, adolescentes e jovens, ajudados pelos seus catequistas, mostrando o verdadeiro sentido do Natal. A partir de um diálogo entre uma avó e o seu neto, com um presépio vivo, foram narrados episódios bíblicos segundo São Lucas, desde a Anunciação do Anjo a Maria, até ao Nascimento do Menino Jesus em Belém, a consequente visita dos pastores, avisados pelo Anjo, e a visita dos Reis Magos, que vieram do Oriente guiados pela Estrela. Também a figura do Velho Simeão e da Profetiza Ana, não foram esquecidas.

Com várias canções natalícias intercaladas nos diversos quadros-vivos, o comovente momento terminou com a entoação de “O Natal é Jesus que Renasce em Nós”, por todos os intervenientes, que seguidamente ofereceram uma estrela de Natal a cada pessoa. A mensagem partilhada desafia-nos a “fazer nascer Jesus no nosso meio, com o nosso amor; assim será sempre Natal!”.

 

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.