Mira de Aire: Os jubileus do dom e da gratidão

A tarde de 23 de julho de 2017 ficará no coração de todos os que sentiram pulsar a alegria do louvor a Deus e da gratidão aos dois homens que, um após 50 e outro após 25 anos de sacerdócio, celebraram a grande Ação de Graças – a Eucaristia – com as comunidades cristãs e humanas que serviram e servem e com tantos amigos.

Além da emoção e da visível comoção dos intervenientes principais, foi possível entender que por Deus e – no caso concreto, também por Montfort e por Maria – é possível reunir uma pequena (grande) multidão, que preencheu a igreja paroquial de Mira de Aire.

Aparentemente foi tudo muito simples, mas a intensidade e a criatividade dos que quiseram prestar esta merecida homenagem foi excecional. Quem se reuniu junto a estes sacerdotes – Manuel Peixoto e Luís Pereira – foi um povo, uma comunidade agradecida e feliz por Deus ter permitido este bonito e significante acontecimento. Foi muito bom ver a presença significativa das famílias dos sacerdotes – alguns vindos de bem longe –, muitos amigos das comunidades onde eles marcaram e marcam presença e vivência ministerial. Foi bom ver os sacerdotes, os padres monfortinos e outros, junto ao altar a concelebrar o dom da Eucaristia. Até foi muito agradável ver alguns ex-alunos do Seminário, que não esqueceram amizades antigas que se mantêm atuais. Foi também muito bom ver a participação ativa na Eucaristia dos que, representando as várias comunidades e grupos paroquiais, para alegrar no canto e realizar alguns gestos simbólicos, a tornaram ainda mais bela e santa, além das palavras (também as humorísticas) do pregador.

A adesão e participação da comunidade civil e associações deste concelho de Porto de Mós corroborou o que é realmente um encontro que une tudo e todos. E, depois, a confraternização, em que se puderam rever faces e momentos significativos do passado e do presente com os festejados. Na Baiúca da Piação (o lugar da conversa), houve um tempo de fraternidade, primorosamente preparado e gerido pelos quarentões de 77, com participação de muitas ofertas para uma mesa recheada de boas iguarias.

P. Luís Ferreira (C.)

2017-07-25 mira2

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.