Foi em júbilo, em ambiente festivo e na alegria de irmãos e amigos, que muitos mirenses quiseram fazer memória viva do ‘lugar’, o templo, no qual a quase totalidade dos habitantes de Mira de Aire teve a honra de entrar. No dia 10 de abril de 1983 a Igreja foi dedicada a Nossa Senhora do Amparo. Nesta ‘casa’ houve, há e haverá, encontros que nunca serão esquecidos, porque fazem parte integrante e vital da vida.

Os que quiseram estar neste dia 10 de abril de 2023, e foram muitos – alguns fizeram questão de estar, mesmo com algum esforço – celebraram a gratidão, reconheceram a grandeza deste lugar nas suas vidas. Creio que ninguém deveria ignorar o que nesta igreja recebeu, nem passar a ‘esponja’ da anemia que esquece e banaliza esta parte fundamental da vida. Diante de Deus, que tanto nos concede, não é sensato servir-se d’Ele quando nos é preciso e esquecer-se quando ‘outros deuses’ se sobrepõem!
A coincidência feliz com o 90º aniversário de elevação de Mira de Aire a vila, dá-nos ainda mais a medida da comunidade. Sem os outros tornamo-nos tão sós, que só nos apercebemos quando nos falha a ‘terra’ da autossuficiência.
Nossa Senhora do Amparo guie sempre a terra por ela abençoada e protegida.