Minde: Dirigente escutista sempre sem ‘abobrar’

No passado dia 30 de setembro, foi investido mais um dirigente da Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas (CNE), desta vez no agrupamento de Minde.

No escutismo o papel do dirigente é fundamental na formação integral dos jovens e cada vez que há um novo compromisso, é um sinal de vitalidade do agrupamento. O papel do adulto no Escutismo nem sempre é compreendido (por vezes é mesmo satirizado), mas um grupo de adultos responsáveis e dedicados é fundamental para o bom funcionamento de um agrupamento. Eles são o garante do meio de estímulo propício ao desenvolvimento dos escuteiros, atentos aos seus desafios, cuja única recompensa são os seus sorrisos e saber que contribuem para o seu crescimento integral.

2018-10-01 cne-minde2Artur Gomes, novo dirigente de Minde, poderia ter respondido “Sempre sem abobrar para jordar a gâmbia ao palhoto”, quando lhe perguntaram qual a divisa a que se iria submeter, mas respondeu “Sempre Alerta Para Servir”!

Sabiam que Minde tem uma língua diferente do português? É o minderico!

É verdade! Durante o século XVIII surgiu um dialeto entre os comerciantes de mantas, que iam vender noutras povoações, usando-o para comunicarem entre si e não serem entendidos pelos clientes. Com o passar do tempo, esse dialeto passou a ser usado em Minde, nas famílias e nas ruas. Assim nasceu o Minderico! Hoje tem poucos falantes e está ameaçado de extinção.

O agrupamento 1336 de Minde, como parte integrante de uma comunidade que preserva e divulga este património imaterial, criou 4 jogos de vila em minderico, com graus de dificuldade diferentes, adaptados às 4 seções do escutismo, contribuindo para a divulgação deste património tão rico e que é de todos nós.

Estando em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, com grutas, morcegos, percursos pedestres e grandes lagos que se formam no inverno e desaparecem misteriosamente na primavera, o agrupamento de Minde convida a percorrer este desafio linguístico, na próxima atividade em Minde. Basta contactar pelo e-mail geral.1336@escutismo.pt.

Carlos Eduardo Martins e Elsa Nogueira (C.)

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Print
Print Friendly, PDF & Email
REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.