O Santuário do Senhor dos Milagres, da Diocese de Leiria-Fátima, vai celebrar a sua tradicional romaria anual, nos próximos dias 14 a 17 de setembro.
A Missa de abertura, na sexta-feira, será às 20h30, seguida de procissão de velas.
No sábado haverá Missa vespertina, às 19h00.
No dia seguinte, a Missa dominical será às 14h30, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Nazaré.
Como habitual, o dia principal da romaria é a segunda-feira, esperando-se alguns milhares de peregrinos, vindos de todo o País. O Santuário abre portas logo pela manhã para a “Missa do Peregrino”, presidida pelo pároco, padre Jacinto Gonçalves, às 10h00. Segue-se um tempo dedicado ao sacramento da Reconciliação, com a presença de vários sacerdotes.
A Missa solene da peregrinação começa às 14h30, na grande praça onde se enquadra o templo. O padre David Barreirinhas preside à peregrinação e a homilia será proferida pelo padre Miguel Sottomayor, atual administrador do Santuário de Fátima.
Um dos momentos mais aguardados é a procissão eucarística, com início pelas 16h00, onde se integram os peregrinos que cumprem promessas e as abundantes ofertas ao Senhor dos Milagres, com os típicos andores milagrenses.
Os doentes têm sempre um lugar privilegiado na peregrinação, sobretudo quando sobre eles for invocada a bênção eucarística. Recorde-se que este santuário surgiu a partir da cura de um doente, Manuel Francisco Maio, em 1728.
“Este ano, a peregrinação ao Senhor dos Milagres pretende ser ainda mais profunda e festiva”, refere uma nota enviada ao Presente, sublinhando que “os peregrinos irão viver a alegria de ser Igreja, unidos à Diocese de Leiria-Fátima no centenário da sua restauração.
A festa contará com animado arraial, onde não faltarão diversos concertos musicais e variada oferta gastronómica.